Notas e orientações (Notes and guidelines)

Esta página contém informações importantes relacionadas com o uso da Calculadora de CO2, nomeadamente valores típicos para os dados de entrada.

Notas

  • Todas as emissões de CO2 calculadas nesta ferramenta são referentes às emissões diretas dos modos de transporte integrados nas cadeias logísticas dos Portos marítimos. Estas foram calculadas com recurso à metodologia EMEP/EEA.
  • Esta ferramenta está dividida em 3 níveis. Estes níveis são vocacionados para vários tipos utilizadores, requerendo e fornecendo informação diferente:
    • O primeiro nível tem como objetivo calcular as emissões de CO2 de um veículo, equipamento ou navio individualmente. Ou seja, fornece resultados apenas para um meio de transporte. Está direcionado para a utilização pelo cidadão e/ou trabalhador, requerendo o mínimo de dados possível.
    • O segundo nível pretende calcular as emissões de uma frota associada a um modo de transporte, ou seja, é possível criar uma frota do modo de transporte que for pretendido e obter os resultados para essa mesma frota criada. É ainda possível comparar frotas diferentes entre si. Está direcionado para as empresas de transporte e empresas com presença física nos portos.
    • O terceiro nível é o mais completo de todos e visa simular uma cadeia logística completa. Ou seja, é possível adicionar todos os tipos de veículos, equipamentos e navios, para quantificar as emissões de CO2 emitidas durante o transporte de uma mercadoria. É ainda possível guardar, comparar e exportar para ficheiro Excel os resultados obtidos. Este nível é direcionado para as empresas logísticas e autoridades portuárias.
  • As emissões de CO2 das misturas de biocombustíveis são calculadas com recurso aos valores de redução de emissões fósseis fornecidos pelo RED II e considerando que o Biodiesel é produzido recurrendo a óleos alimentares usados e que o Etanol é produzido a partir de palha de milho.
  • Para a quantificação das emissões de CO2 com origem em veículos elétricos ou híbridos plug-in considerou-se o mix energético português de 2021.

Instruções de preenchimento

Dados dependentes dos tipos de combustíveis considerados

Tipo de combustível Poder calorífico
inferior [MJ/kg]
Coeficiente de Emissão
direta [kg CO2/kg combustível]
Coeficiente de Emissão
indireta considerado *
Gasóleo marítimo 43.4 3.206
Gasóleo rodoviário (B7) 42.58 2.94
Gasóleo (B15) 42.95 2.724
Biodiesel (B100) 37 0.327
Gasolina 95(E5) 42.2 3.03
Gasolina 98 (E10) 41.4 2.9
Etanol (E85) 27 0.88
Gás liquefeito de petróleo 49.8 2.75
Fuelóleo pesado 41.5 3.114
Hidrogénio Verde 120 0 2.04 [kg CO2/kg combustível]
Metanol 19.8 1.375
Amoníaco 18.6 0
Eletricidade - - 41.3 [ton CO2/TJ]

* Este coeficiente foi apenas considerado para os combustíveis em que não existem emissões diretas, ou seja, não emitem gases com efeito de estufa enquanto estão a ser usados, como é o caso do hidrogénio e da eletricidade.


Navios

Os navios movidos a metanol, usam, na verdade, uma mistura de metanol e diesel marítimo. Isto é também verdade para os navios movidos a amoníaco. É ainda importante referir que nos sistemas de propulsão a amoníaco, a fonte de emissão de CO2 é a parcela respeitante ao diesel marítimo.
Para os sistemas onde a fonte energética é o hidrogénio verde considerou-se que as células de combustível têm uma eficiência de 53,8%.

Dados dependentes do tipo de navio

Tipo de Navio Potência típica [kW] Arqueação bruta típica [GT] Tempo médio de Manobras e atracação [horas] Tempo médio de estadia em porto [horas]
Navio de carga líquida 6543 22486 0.9 30
Navio de carga a granel 4397 9065 1 120
Navio de contentores 14871 17872 0.8 62
Navio de carga geral 2555 3846 0.8 60
Cargueiro Ro-Ro 4194 1709 0.9 110
Embarcação de pesca 734 310 0.5 60
Embarcação portuária 2033 282 0.5 0


Equipamentos Portuários

Dados referentes aos tipos de equipamentos mais utilizados

Tipo de equipamento Intervalos médios de potência[kW] Capacidade máxima típica [ton]
Grua 150-250 9.5-35
350-750 104-135
Reachstaker 200-s250 40-45
Empilhador 40-100 4.5-10
150-250 30-45
Pá carregadora 120-250 12-30
Locotrator 150-300 40
Varredora industrial 10-50

Comboios

O intervalo médio da potência das locomotivas é 1000-3000 [kW].

Veículos rodoviários

Estes são os tipos de veículos considerados no nível 2 e 3.

Veículos de passageiros

Tipo de veículo Standard Europeu
Gasolina mini Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6 d
Gasolina pequeno
Gasolina médio
Gasolina grande
PRE ECE
ECE 15/00-01
ECE 15/02
ECE 15/03
ECE 15/04
Convencional melhorado
Open Loop
Euro 1
Euro 2
Euro 3
Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6d
Gasóleo mini Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6d
Gasóleo pequeno
Gasóleo médio
Gasóleo grande
Conventional
Euro 1
Euro 2
Euro 3
Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6d
Híbrido a gasolina mini
Híbrido a gasolina pequeno
Híbrido a gasolina médio
Híbrido a gasolina grande
Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6d
Gasolina Plug-in pequeno
Gasolina Plug-in médio
Gasolina Plug-in grande
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6d
Gasóleo Plug-in grande Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6d
LPG mini Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6d
LPG pequeno
LPG médio
LPG grande
Conventional
Euro 1
Euro 2
Euro 3
Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6d
CNG mini
CNG peqeuno
CNg médio
CNG grande
Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6d

Veículos ligeiros de mercadorias

Tipo de veículo Standard Europeu
Gasolina N1-I
Gasolina N1-II
Gasolina N1-III
Conventional
Euro 1
Euro 2
Euro 3
Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6d
Gasóleo N1-I
Gasóleo N1-II
Gasóleo N1-III
Convencional
Euro 1
Euro 2
Euro 3
Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6d

Veículo pesado de mercadorias

Tipo de veículo Standard Europeu
Gasolina>3.5ton Convencional
Gasóleo Convencional
Euro I
Euro II
Euro III
Euro VI
Euro V
Euro VI A/B/C
Euro VI D/E
Portos Aveiro Figueira

This page contains important information related to the usage of the CO2 Calculator, including typical input data values.

Notes

  • All CO2 emissions calculated in this tool refer to the direct emissions of the modes of transport integrated into the seaports' logistic chain. These were calculated using the EMEP/EEA methodology.
  • This tool is divided into three levels. Each level is aimed at different types of users, providing and requiring different information:
    • The first level aims to calculate the emissions of an individual vehicle, equipment, or vessel. In other words, it only provides results for one mode of transport. This part is aimed at citizens and workers, so it requires as minimal data as possible.
    • The second level aims to calculate the emissions of a fleet of one mode of transport. In other words, it is possible to create a fleet of the mode of transport you want and get results for the fleet created. It is also possible to compare different fleets with each other. This part is aimed at transport companies and companies with a physical presence in ports.
    • The third level is the most comprehensive of all, and aims to simulate a complete logistic chain. In other words, it is possible to add all types of vehicles, equipment, and vessels to quantify the CO2 emissions emitted during the transport of goods. It is also possible to save, compare, and export the results obtained to Excel. This level is aimed at logistics companies and port authorities.
  • The CO2 emissions from biofuel blends are calculated using the fossil emission reduction values provided by RED II and considering that Biodiesel is produced using used cooking oils and that Ethanol is produced from corn straw.
  • To quantify CO2 emissions from electric or plug-in hybrid vehicles, the Portuguese energy mix of 2021 was considered.

Instructions

Data depending on the types of fuels considered.

Fuel Type Lower calorific Value [MJ/kg] Direct CO2 emission coefficient [kg/kg fuel] Indirect CO2 emission coefficient *
Marine Diesel 43.4 3.206
Road Diesel (B7) 42.58 2.94
Diesel (B15) 42.95 2.724
Biodiesel (B100) 37 0.327
Petrol 95(E5) 42.2 3.03
Petrol 98 (E10) 41.4 2.9
Ethanol (E85) 27 0.88
Liquefied Petroleum Gas 49.8 2.75
Heavy Fuel Oil 41.5 3.114
Green Hydrogen 120 0 2.04 [kg CO2/kg fuel]
Methanol 19.8 1.375
Ammonia 18.6 0
Eletricity - - 41.3 [ton CO2/TJ]

* This coefficient was only considered for fuels where there are no direct emissions, that is, they do not emit greenhouse gases while they are being used. This is the case for hydrogen and electricity.


Vessels

Vessels powered by methanol actually use a mixture of methanol and marine diesel. This is also true for ammonia-powered vessels. It is also important to note that in ammonia propulsion systems, the CO2 source is the marine diesel portion. For systems where the energy source is green hydrogen, the fuel cells were considered to have an efficiency of 53.8%.

Data depending on the type of vessel.

Vessel Type Typical Power [kW] Typical Gross Tonnage [GT] Average Manoeuvring and Mooring Time [hours] Average Hotelling Time [hours]
Tanker 6543 22486 0.9 30
Bulk Carrier 4397 9065 1 120
Container Ship 14871 17872 0.8 62
General Cargo Ship 2555 3846 0.8 60
Ro-Ro Cargo Ship 4194 1709 0.9 110
Fishing Vessel 734 310 0.5 60
Port Vessel 2033 282 0.5 0

Port Equipment

Data regarding the most commonly used types of equipment.

Equipment Type Average Power Ranges [kW] Typical Maximum Capacity [ton]
Crane 150-250 9.5-35
350-750 104-135
Reach Stacker 200-250 40-45
Forklift 40-100 4.5-10
150-250 30-45
Loader 120-250 12-30
Shunting locomotive 150-300 40
Industrial Sweeper 10-50

Trains

The average power range of locomotives is 1000-3000 [kW].

Road Vehicles

These are the types of vehicles considered at levels 2 and 3.

Passenger Vehicles

Vehicle Type European Standard
Petrol Mini Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6 d
Petrol Small
Petrol Medium
Petrol Large
PRE ECE
ECE 15/00-01
ECE 15/02
ECE 15/03
ECE 15/04
Improved Conventional
Open Loop
Euro 1
Euro 2
Euro 3
Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6 d
Diesel Mini Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6 d
Diesel Small
Diesel Medium
Diesel Large
Conventional
Euro 1
Euro 2
Euro 3
Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6 d
Petrol Hybrid Mini
Petrol Hybrid Small
Petrol Hybrid Medium
Petrol Hybrid Large
Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6 d
Petrol Plug-in Small
Petrol Plug-in Medium
Petrol Plug-in Large
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6 d
Diesel Plug-in Large Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6 d
LPG Mini Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6 d
LPG Small
LPG Medium
LPG Large
Conventional
Euro 1
Euro 2
Euro 3
Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6 d
CNG Mini
CNG Small
CNG Medium
CNG Large
Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6 d

Light Commercial Vehicles

Vehicle Type European Standard
Petrol N1-I
Petrol N1-II
Petrol N1-III
Conventional
Euro 1
Euro 2
Euro 3
Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6 d
Diesel N1-I
Diesel N1-II
Diesel N1-III
Conventional
Euro 1
Euro 2
Euro 3
Euro 4
Euro 5
Euro 6 a/b/c
Euro 6 d-temp
Euro 6 d

Heavy Commercial Vehicles

Vehicle Type European Standard
Gasoline >3.5 tons Conventional
Diesel Conventional
Euro I
Euro II
Euro III
Euro IV
Euro V
Euro VI A/B/C
Euro VI D/E
Portos Aveiro Figueira

Programa de financiamento:

AA UE

Parceiros:

AA UE