Notas e orientações (Notes and guidelines)
Esta página contém informações importantes relacionadas com o uso da Calculadora de CO2, nomeadamente valores típicos para os dados de entrada.
Notas
- Todas as emissões de CO2 calculadas nesta ferramenta são referentes às emissões diretas dos modos de transporte integrados nas cadeias logísticas dos Portos marítimos. Estas foram calculadas com recurso à metodologia EMEP/EEA.
-
Esta ferramenta está dividida em 3 níveis. Estes níveis são
vocacionados para vários tipos utilizadores, requerendo e
fornecendo informação diferente:
- O primeiro nível tem como objetivo calcular as emissões de CO2 de um veículo, equipamento ou navio individualmente. Ou seja, fornece resultados apenas para um meio de transporte. Está direcionado para a utilização pelo cidadão e/ou trabalhador, requerendo o mínimo de dados possível.
- O segundo nível pretende calcular as emissões de uma frota associada a um modo de transporte, ou seja, é possível criar uma frota do modo de transporte que for pretendido e obter os resultados para essa mesma frota criada. É ainda possível comparar frotas diferentes entre si. Está direcionado para as empresas de transporte e empresas com presença física nos portos.
- O terceiro nível é o mais completo de todos e visa simular uma cadeia logística completa. Ou seja, é possível adicionar todos os tipos de veículos, equipamentos e navios, para quantificar as emissões de CO2 emitidas durante o transporte de uma mercadoria. É ainda possível guardar, comparar e exportar para ficheiro Excel os resultados obtidos. Este nível é direcionado para as empresas logísticas e autoridades portuárias.
- As emissões de CO2 das misturas de biocombustíveis são calculadas com recurso aos valores de redução de emissões fósseis fornecidos pelo RED II e considerando que o Biodiesel é produzido recurrendo a óleos alimentares usados e que o Etanol é produzido a partir de palha de milho.
- Para a quantificação das emissões de CO2 com origem em veículos elétricos ou híbridos plug-in considerou-se o mix energético português de 2021.
Instruções de preenchimento
Dados dependentes dos tipos de combustíveis considerados
Tipo de combustível | Poder calorífico inferior [MJ/kg] |
Coeficiente de Emissão direta [kg CO2/kg combustível] |
Coeficiente de Emissão indireta considerado * |
---|---|---|---|
Gasóleo marítimo | 43.4 | 3.206 | |
Gasóleo rodoviário (B7) | 42.58 | 2.94 | |
Gasóleo (B15) | 42.95 | 2.724 | |
Biodiesel (B100) | 37 | 0.327 | |
Gasolina 95(E5) | 42.2 | 3.03 | |
Gasolina 98 (E10) | 41.4 | 2.9 | |
Etanol (E85) | 27 | 0.88 | |
Gás liquefeito de petróleo | 49.8 | 2.75 | |
Fuelóleo pesado | 41.5 | 3.114 | |
Hidrogénio Verde | 120 | 0 | 2.04 [kg CO2/kg combustível] |
Metanol | 19.8 | 1.375 | |
Amoníaco | 18.6 | 0 | |
Eletricidade | - | - | 41.3 [ton CO2/TJ] |
* Este coeficiente foi apenas considerado para os combustíveis em que não existem emissões diretas, ou seja, não emitem gases com efeito de estufa enquanto estão a ser usados, como é o caso do hidrogénio e da eletricidade.
Navios
Os navios movidos a metanol, usam, na verdade, uma mistura de metanol
e diesel marítimo. Isto é também verdade para os navios movidos a
amoníaco. É ainda importante referir que nos sistemas de propulsão a
amoníaco, a fonte de emissão de CO2 é a parcela respeitante
ao diesel marítimo.
Para os sistemas onde a fonte energética é o hidrogénio verde
considerou-se que as células de combustível têm uma eficiência de
53,8%.
Dados dependentes do tipo de navio
Tipo de Navio | Potência típica [kW] | Arqueação bruta típica [GT] | Tempo médio de Manobras e atracação [horas] | Tempo médio de estadia em porto [horas] |
---|---|---|---|---|
Navio de carga líquida | 6543 | 22486 | 0.9 | 30 |
Navio de carga a granel | 4397 | 9065 | 1 | 120 |
Navio de contentores | 14871 | 17872 | 0.8 | 62 |
Navio de carga geral | 2555 | 3846 | 0.8 | 60 |
Cargueiro Ro-Ro | 4194 | 1709 | 0.9 | 110 |
Embarcação de pesca | 734 | 310 | 0.5 | 60 |
Embarcação portuária | 2033 | 282 | 0.5 | 0 |
Equipamentos Portuários
Dados referentes aos tipos de equipamentos mais utilizados
Tipo de equipamento | Intervalos médios de potência[kW] | Capacidade máxima típica [ton] |
---|---|---|
Grua | 150-250 | 9.5-35 |
350-750 | 104-135 | |
Reachstaker | 200-s250 | 40-45 |
Empilhador | 40-100 | 4.5-10 |
150-250 | 30-45 | |
Pá carregadora | 120-250 | 12-30 |
Locotrator | 150-300 | 40 |
Varredora industrial | 10-50 |
Comboios
O intervalo médio da potência das locomotivas é 1000-3000 [kW].Veículos rodoviários
Estes são os tipos de veículos considerados no nível 2 e 3.Veículos de passageiros
Tipo de veículo | Standard Europeu |
---|---|
Gasolina mini | Euro 4 |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6 d | |
Gasolina pequeno Gasolina médio Gasolina grande |
PRE ECE |
ECE 15/00-01 | |
ECE 15/02 | |
ECE 15/03 | |
ECE 15/04 | |
Convencional melhorado | |
Open Loop | |
Euro 1 | |
Euro 2 | |
Euro 3 | |
Euro 4 | |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6d | |
Gasóleo mini | Euro 4 |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6d | |
Gasóleo pequeno Gasóleo médio Gasóleo grande |
Conventional |
Euro 1 | |
Euro 2 | |
Euro 3 | |
Euro 4 | |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6d | |
Híbrido a gasolina mini Híbrido a gasolina pequeno Híbrido a gasolina médio Híbrido a gasolina grande |
Euro 4 |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6d | |
Gasolina Plug-in pequeno Gasolina Plug-in médio Gasolina Plug-in grande |
Euro 6 a/b/c |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6d | |
Gasóleo Plug-in grande | Euro 6 a/b/c |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6d | |
LPG mini | Euro 4 |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6d | |
LPG pequeno LPG médio LPG grande |
Conventional |
Euro 1 | |
Euro 2 | |
Euro 3 | |
Euro 4 | |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6d | |
CNG mini CNG peqeuno CNg médio CNG grande |
Euro 4 |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6d |
Veículos ligeiros de mercadorias
Tipo de veículo | Standard Europeu |
---|---|
Gasolina N1-I Gasolina N1-II Gasolina N1-III |
Conventional |
Euro 1 | |
Euro 2 | |
Euro 3 | |
Euro 4 | |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6d | |
Gasóleo N1-I Gasóleo N1-II Gasóleo N1-III |
Convencional |
Euro 1 | |
Euro 2 | |
Euro 3 | |
Euro 4 | |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6d |
Veículo pesado de mercadorias
Tipo de veículo | Standard Europeu |
---|---|
Gasolina>3.5ton | Convencional |
Gasóleo | Convencional |
Euro I | |
Euro II | |
Euro III | |
Euro VI | |
Euro V | |
Euro VI A/B/C | |
Euro VI D/E |
This page contains important information related to the usage of the CO2 Calculator, including typical input data values.
Notes
- All CO2 emissions calculated in this tool refer to the direct emissions of the modes of transport integrated into the seaports' logistic chain. These were calculated using the EMEP/EEA methodology.
-
This tool is divided into three levels. Each level is aimed at
different types of users, providing and requiring different
information:
- The first level aims to calculate the emissions of an individual vehicle, equipment, or vessel. In other words, it only provides results for one mode of transport. This part is aimed at citizens and workers, so it requires as minimal data as possible.
- The second level aims to calculate the emissions of a fleet of one mode of transport. In other words, it is possible to create a fleet of the mode of transport you want and get results for the fleet created. It is also possible to compare different fleets with each other. This part is aimed at transport companies and companies with a physical presence in ports.
- The third level is the most comprehensive of all, and aims to simulate a complete logistic chain. In other words, it is possible to add all types of vehicles, equipment, and vessels to quantify the CO2 emissions emitted during the transport of goods. It is also possible to save, compare, and export the results obtained to Excel. This level is aimed at logistics companies and port authorities.
- The CO2 emissions from biofuel blends are calculated using the fossil emission reduction values provided by RED II and considering that Biodiesel is produced using used cooking oils and that Ethanol is produced from corn straw.
- To quantify CO2 emissions from electric or plug-in hybrid vehicles, the Portuguese energy mix of 2021 was considered.
Instructions
Data depending on the types of fuels considered.
Fuel Type | Lower calorific Value [MJ/kg] | Direct CO2 emission coefficient [kg/kg fuel] | Indirect CO2 emission coefficient * |
---|---|---|---|
Marine Diesel | 43.4 | 3.206 | |
Road Diesel (B7) | 42.58 | 2.94 | |
Diesel (B15) | 42.95 | 2.724 | |
Biodiesel (B100) | 37 | 0.327 | |
Petrol 95(E5) | 42.2 | 3.03 | |
Petrol 98 (E10) | 41.4 | 2.9 | |
Ethanol (E85) | 27 | 0.88 | |
Liquefied Petroleum Gas | 49.8 | 2.75 | |
Heavy Fuel Oil | 41.5 | 3.114 | |
Green Hydrogen | 120 | 0 | 2.04 [kg CO2/kg fuel] |
Methanol | 19.8 | 1.375 | |
Ammonia | 18.6 | 0 | |
Eletricity | - | - | 41.3 [ton CO2/TJ] |
* This coefficient was only considered for fuels where there are no direct emissions, that is, they do not emit greenhouse gases while they are being used. This is the case for hydrogen and electricity.
Vessels
Vessels powered by methanol actually use a mixture of methanol and marine diesel. This is also true for ammonia-powered vessels. It is also important to note that in ammonia propulsion systems, the CO2 source is the marine diesel portion. For systems where the energy source is green hydrogen, the fuel cells were considered to have an efficiency of 53.8%.
Data depending on the type of vessel.
Vessel Type | Typical Power [kW] | Typical Gross Tonnage [GT] | Average Manoeuvring and Mooring Time [hours] | Average Hotelling Time [hours] |
---|---|---|---|---|
Tanker | 6543 | 22486 | 0.9 | 30 |
Bulk Carrier | 4397 | 9065 | 1 | 120 |
Container Ship | 14871 | 17872 | 0.8 | 62 |
General Cargo Ship | 2555 | 3846 | 0.8 | 60 |
Ro-Ro Cargo Ship | 4194 | 1709 | 0.9 | 110 |
Fishing Vessel | 734 | 310 | 0.5 | 60 |
Port Vessel | 2033 | 282 | 0.5 | 0 |
Port Equipment
Data regarding the most commonly used types of equipment.
Equipment Type | Average Power Ranges [kW] | Typical Maximum Capacity [ton] |
---|---|---|
Crane | 150-250 | 9.5-35 |
350-750 | 104-135 | |
Reach Stacker | 200-250 | 40-45 |
Forklift | 40-100 | 4.5-10 |
150-250 | 30-45 | |
Loader | 120-250 | 12-30 |
Shunting locomotive | 150-300 | 40 |
Industrial Sweeper | 10-50 |
Trains
The average power range of locomotives is 1000-3000 [kW].Road Vehicles
These are the types of vehicles considered at levels 2 and 3.Passenger Vehicles
Vehicle Type | European Standard |
---|---|
Petrol Mini | Euro 4 |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6 d | |
Petrol Small Petrol Medium Petrol Large |
PRE ECE |
ECE 15/00-01 | |
ECE 15/02 | |
ECE 15/03 | |
ECE 15/04 | |
Improved Conventional | |
Open Loop | |
Euro 1 | |
Euro 2 | |
Euro 3 | |
Euro 4 | |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6 d | |
Diesel Mini | Euro 4 |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6 d | |
Diesel Small Diesel Medium Diesel Large |
Conventional |
Euro 1 | |
Euro 2 | |
Euro 3 | |
Euro 4 | |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6 d | |
Petrol Hybrid Mini Petrol Hybrid Small Petrol Hybrid Medium Petrol Hybrid Large |
Euro 4 |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6 d | |
Petrol Plug-in Small Petrol Plug-in Medium Petrol Plug-in Large |
Euro 6 a/b/c |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6 d | |
Diesel Plug-in Large | Euro 6 a/b/c |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6 d | |
LPG Mini | Euro 4 |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6 d | |
LPG Small LPG Medium LPG Large |
Conventional |
Euro 1 | |
Euro 2 | |
Euro 3 | |
Euro 4 | |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6 d | |
CNG Mini CNG Small CNG Medium CNG Large |
Euro 4 |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6 d |
Light Commercial Vehicles
Vehicle Type | European Standard |
---|---|
Petrol N1-I Petrol N1-II Petrol N1-III |
Conventional |
Euro 1 | |
Euro 2 | |
Euro 3 | |
Euro 4 | |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6 d | |
Diesel N1-I Diesel N1-II Diesel N1-III |
Conventional |
Euro 1 | |
Euro 2 | |
Euro 3 | |
Euro 4 | |
Euro 5 | |
Euro 6 a/b/c | |
Euro 6 d-temp | |
Euro 6 d |
Heavy Commercial Vehicles
Vehicle Type | European Standard |
---|---|
Gasoline >3.5 tons | Conventional |
Diesel | Conventional |
Euro I | |
Euro II | |
Euro III | |
Euro IV | |
Euro V | |
Euro VI A/B/C | |
Euro VI D/E |