PORTO DE AVEIRO
SHARE
O "Grupo de Trabalho Aspectos Positivos das Dragagens" efetuou mais uma das suas reuniões semestrais, desta vez em Sines, nos dias 14 e 15 de Junho, tendo contado com o apoio da APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A.
Este grupo integra, para além de técnicos de portos portugueses e espanhóis, especialistas de instituições e empresas diretamente relacionadas com dragagens, que se reúnem para partilhar conhecimentos e experiências diversificadas, bem como debater as principais questões associadas às dragagens. O Grupo, que inclui dois representantes do Porto de Aveiro, efectuou ainda uma visita técnica ao Porto de Sines.
Entre outros assuntos, foram apresentadas comunicações e que versaram os temas da alimentação artificial de praias e da zona costeira com a contribuição dos dragados portuários, da técnica de “capping” para sedimentos contaminados, dos requisitos ambientais associados aos dragados e da necessidade de conjugar a directiva de resíduos com as diretrizes da OSPAR para a imersão de sedimentos.
Lista das comunicações apresentadas
- Conjugar la Directiva Marco de residuos con las directrices de dragado de Ospar: experiencia española. Puertos del Estado.
- Utilización del material dragado de los puertos para combatir la erosión costera. Puerto de Aveiro.
- Técnica del capping para sedimentos contaminados. CEDEX.
- Alimentación artificial de playas en Portugal. 1950-2017. Agencia Portuguesa de Medioambiente.
- Requisitos ambientales de dragado 2018-2022. AP Huelva.