Objetivos

  1. Otimizar a capacidade disponível existente para o reforço da movimentação de granéis e de carga geral;
  2. Captar negócios para a Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI) – espaço disponível para desenvolvimento de atividades logísticas e industriais;
  3. Apostar na melhoria da Segurança, Ambiente e Qualidade (Green e Blue Port);
  4. Melhorar a gestão de clientes do porto e o desenvolvimento de novos negócios (negócio de contentores, economia azul, entre outros);
  5. Manter o investimento em infraestruturas, nomeadamente acessibilidades marítimas e terminal intermodal;
  6. Elevar a Notoriedade Internacional, Nacional e Local da Marca Porto de Aveiro;
  7. Modernização Tecnológica dos serviços e infraestruturas.    

Projetos e Investimentos

O Porto de Aveiro tem em curso investimentos que visam melhorar as condições de navegabilidade do porto, o reforço das condições de segurança, bem como a melhoria das condições de operação nos terminais e da conectividade rodoferroviária, tendo como principal objetivo o aumento da eficiência dos serviços e a melhoria do desempenho ambiental de todas as suas atividades.

Características
do projeto

Infraestruturação da Zona de Atividades
Logísticas e Industriais

 

 

Síntese do Projeto:

Construção de plataforma logística e industrial multimodal na área de expansão do Porto de Aveiro, localizada entre os terminais de granéis sólidos e carga geral contentorizada e ro-ro. A área total de implantação do projeto é de 73,2 ha, da qual 44,3 ha destina-se a lotes de dimensão variável para a instalação de unidades logísticas e industriais, 13,5 ha para atividades logísticas de apoio a carga contentorizada e/ou para atividades de valor acrescentado a cargas de projeto e restante área para serviços comuns e via de circulação interna.

Objetivos do Projeto:

Capacitar o Porto de Aveiro para a oferta de uma área de acolhimento empresarial e de cargas de projeto, com acesso privilegiado a terminais portuários e/ou a um cais privativo, servido por ligações rodoferroviárias descongestionadas. Visa, pois, afirmar o Porto como um centro logístico e industrial de referência no Corredor Atlântico, contribuindo para o incremento do crescimento sustentável do porto e, por conseguinte, para a criação de riqueza da região centro e do país.

 

Estado de ExecuçãoEm fase de conclusão (06/2022)
Investimento Total14,7 milhões €
Fundo de Coesão6,3 milhões €

 

 

Projeto Infrasestruturação Zali

 

Características
do projeto

 

Ficha de Projeto

Projeto de implementação da operacionalidade do Terminal de Granéis Líquidos

 

 

Síntese do Projeto:

O presente projeto consubstancia-se na operacionalização das pontes cais n.º 24 a n.º 26 do Terminal de Granéis Líquidos (TGL), com a construção da ligação da esteira de tubagem existente às mesmas e a implantação das redes de águas pluviais e contaminadas e de sistema de redes de combate de incêndios.

Objetivos do Projeto:

Os principais objetivos do projeto são assegurar que as operações de carga/descarga nas novas pontes cais do TGL são realizadas nas adequadas condições de segurança e de proteção ambiental, permitindo potenciar um aumento do movimento de granéis líquidos no Porto de Aveiro e um reforço da competitividade dos atuais e futuros clientes do porto.

 

Estado de ExecuçãoConcluído (12/2021)
Investimento Total2,6 milhões €
Fundo de Coesão1,4 milhões €

 

 

Projeto Implementacao Operacionalidade

 

Características
do projeto

 

Ficha de Projeto

Construção de cais
com 200 metros na Zona
de Atividades Logísticas e Industriais

 

 

Síntese do Projeto:

Construção de cais com 200 de comprimento na ZALI, em frente à unidade de produção de componentes de energia eólica offshore da ASMI II Offshore, sendo este o único cais privativo dedicado a cargas offshore em Portugal.

Objetivos do Projeto:

Afirmação do Porto de Aveiro, enquanto Hub estratégico para a indústria offshore.


                                                                                       

Estado de ExecuçãoConcluído (05/2021)
Investimento Total6,8 milhões €

Características
do projeto

Construção de Terminal Intermodal na
zona de Atividades Logísticas e Industriais

 

 

Síntese do Projeto:

Construção de terminal marítimo-rodo-ferroviário na ZALI, em zona adjacente ao terminal de carga contentorizada e ro-ro, com 9 ha, e melhoria do feixe de linhas, permitindo a operação de comboios até 750 metros de comprimento. Este investimento encontra-se em fase de projeto.

Objetivos do Projeto:

Aumentar a eficiência do acesso do porto à rede ferroviária nacional e bem assim ao Corredor Atlântico da RTE-T, em particular no troço Aveiro-Valladolid. Permitirá aumentar o hinterland do porto à região de Castela e Leão e promover um incremento da oferta de serviços intermodais. Em simultâneo, servirá de alavanca para aumentar a quota modal ferroviária dos fluxos que utilizam o porto, o que se traduzirá em maior sustentabilidade das cadeias logísticas que o utilizam.

 

Estado de ExecuçãoEm curso (em fase de projeto técnico)
Investimento Total15,9 milhões €

 

Características
do projeto

Janela Única Logística

 

 

Síntese do Projeto:

Realizar a adaptação da atual Janela Única Marítima Nacional Portuguesa (JUL), aos novos requisitos legais definidos no Regulamento (UE) 2019/1239 que estabelece a ambiente de Janela Única para o setor marítimo e que inclui a integração de interfaces harmonizadas. Para além desta questão, serão também desenvolvidos serviços de valor acrescentado que aumentarão ainda mais a competitividade, integração e interoperabilidade das operações marítimas, e atividades e informações conexas.

Objetivos do Projeto:

Conceber e implementar uma plataforma digital avançada e interoperável para o sector dos transportes marítimos nacionais, no âmbito da JUL (Janela Única Logística), para facilitar os sistemas de comunicação e a produção de informação e processos marítimos, cumprindo ao mesmo tempo o regulamento EMSW.

 

Estado de ExecuçãoEm curso (11/2027)
Investimento Total7,6 milhões €

 

Características
do projeto

Cidades Cencyl - Desenvolvimento local sustentável na área de fronteira do território do CENCYL

Síntese do Projeto:

O objetivo é consolidar o CITYL NETWORK (RCC) como uma agência de cooperação e um modelo de gestão transfronteiriça para enfrentar os principais desafios e oportunidades do desenvolvimento sustentável e da mudança climática na área de fronteira urbana. O projeto visa promover conjuntamente os recursos e ativos das cidades do CENCYL e do Corredor Atlântico (logística e transportes) como eixo de atividade económica e articulação territorial transfronteiriça.

Objetivos do Projeto:

Fazer da Rede Cencyl Cidades uma estrutura de cooperação intermunicipal efetiva para a gestão dos principais desafios e oportunidades do desenvolvimento urbano e económico (logística e transportes) sustentável na área de fronteira.
Para além da Administração do Porto de Aveiro e da Administração do Porto da Figueira da Foz, foram também parceiros do projeto, em Portugal, a Câmara Municipal de Aveiro, de Coimbra, da Figueira Da Foz, da Guarda, de Viseu, e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, e do lado de Espanha a Câmara Municipal de Salamanca, de Valladolid (Espanha), da cidade Rodrigo e a Associação Cylog.
No âmbito deste projeto a Administração do Porto de Aveiro em colaboração com a Comunidade Portuária, promoveu a definição das novas linhas de orientação estratégicas do desenvolvimento do Porto de Aveiro, enquanto motor de crescimento económico da região onde se insere. Adicionalmente, a APA participou em feiras, seminários da especialidade internacionais e bem como a elaboração de vídeo promocional do Porto enquanto nó logístico multimodal do Corredor Atlântico.


Estado de ExecuçãoConcluído (12/2020)
Investimento Total(APA)104 mil €
FEDER (APA)78 mil €

Projeto Cidades Cencyl

Características
do projeto

 

Ficha de Projeto

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.