Objetivos

  1. Otimizar a capacidade disponível existente para o reforço da movimentação de granéis e de carga geral;
  2. Captar negócios para a Zona de Atividades Logísticas e Industriais (ZALI) – espaço disponível para desenvolvimento de atividades logísticas e industriais;
  3. Apostar na melhoria da Segurança, Ambiente e Qualidade (Green e Blue Port);
  4. Melhorar a gestão de clientes do porto e o desenvolvimento de novos negócios (negócio de contentores, economia azul, entre outros);
  5. Manter o investimento em infraestruturas, nomeadamente acessibilidades marítimas e terminal intermodal;
  6. Elevar a Notoriedade Internacional, Nacional e Local da Marca Porto de Aveiro;
  7. Modernização Tecnológica dos serviços e infraestruturas.    

Projetos e Investimentos

O Porto de Aveiro tem em curso investimentos que visam melhorar as condições de navegabilidade do porto, o reforço das condições de segurança, bem como a melhoria das condições de operação nos terminais e da conectividade rodoferroviária, tendo como principal objetivo o aumento da eficiência dos serviços e a melhoria do desempenho ambiental de todas as suas atividades.

Características
do projeto

Projeto de implementação da operacionalidade do Terminal de Granéis Líquidos

Investimento estimado em 2,6 milhões de euros, tendo data prevista de conclusão dezembro 2021.

O presente projeto consiste na operacionalização das novas pontes cais do Terminal de Granéis Líquidos (n.º 24, n.º 25 e n.º 26), com a construção da ligação da esteira de tubagem existente às mesmas e a implantação das redes de águas pluviais e contaminadas e de sistema de redes de combate de incêndios.

Pretende-se assegurar que as operações de carga/descarga nas novas pontes cais do TGL são realizadas nas adequadas condições de segurança e de proteção ambiental, permitindo potenciar um aumento do movimento de granéis líquidos no Porto de Aveiro e um reforço da competitividade dos atuais e futuros clientes do porto.

Projeto Implementacao Operacionalidade

Características
do projeto

  1. Data de aprovação - 24-07-2017
  2. Data de início - 01-09-2017
  3. Data de conclusão - 31-12-2021
  4. Custo Total - 2.646.556,01 €
  5. Custo total elegível - 2.646.556,01 €
  6. Apoio financeiro da União Europeia - FCOES – 1.419.886,02 €
  7. Apoio financeiro público nacional - APA, S.A. – 1.017.028,80 €

 

Ficha de Projeto

Infraestruturação da Zona de Atividades
Logísticas e Industriais

Investimento estimado em 14,2 milhões de euros, tendo data prevista de conclusão setembro de 2021.

Atualmente já estão concluídas a construção da 1ª fase das infraestruturas da ZALI, bem como a dragagem dos fundos adjacentes e remoção dos inertes da ZALI para reforço do cordão litoral a sul da Costa Nova. Encontra-se agora em fase de contratação a 2.ª fase das infraestruturas da ZALI, isto é, as infraestruturas requeridas para o seu funcionamento, designadamente as vias de circulação rodoviárias e as redes de serviços.

Com a execução do presente projeto pretende-se reafirmar o Porto de Aveiro como um nó logístico competitivo no Corredor Atlântico da RTE-T. Trata-se de capacitar o porto, atenta a área de expansão existente em zona portuária, para a oferta de uma área de acolhimento empresarial e de cargas de projeto, com acesso privilegiado a terminais portuários e/ou a um cais privativo, servido por ligações rodoferroviárias descongestionadas. 

Projeto Infrasestruturação Zali

Características
do projeto

  1. Data de aprovação - 19-02-2018
  2. Data de início - 25-02-2016
  3. Data de conclusão - 30-09-2021
  4. Custo total - 14.249.641,30 €
  5. Custo total elegível - 7.490.634,17 €
  6. Apoio financeiro da União Europeia - FCOES – 6.367.039,04 €
  7. Apoio financeiro público nacional - APA, S.A. – 7.882.602,26 € 

 

Ficha de Projeto

Construção de cais
com 200 metros na Zona
de Atividades Logísticas e Industriais

Consiste na construção de cais com 200 de comprimento na ZALI, em frente à unidade de produção de componentes de energia eólica offshore da ASMI II Offshore. 

Este investimento estima-se em 6,6 milhões de euros, estando previsto a sua conclusão em janeiro de 2021.

 

Características
do projeto

Construção de Terminal Intermodal na
zona de Atividades Logísticas e Industriais

Construção de terminal ferroviário na ZALI, em zona adjacente ao terminal de carga contentorizada e ro-ro, com vista a aumentar a conetividade marítimo-ferroviário do Porto de Aveiro. Este investimento encontra-se em fase de projeto.

Características
do projeto

Janela Única Logística

Projeto que traduz a total digitalização das cadeias logísticas que utilizam os portos nacionais, através da evolução e extensão da Janela Única Portuária. 

Este projeto tem em vista alargar a gestão dos fluxos de informação ao longo de toda a cadeia logística, integrando o transporte marítimo e os portos nacionais com os modos de transportes terrestres e a ligação aos portos secos, numa lógica de intermodalidade, bem como a ligação ao foreland (portos internacionais).

Características
do projeto

  1. Investimento Público: 5,1 M€

Cidades Cencyl - Desenvolvimento local sustentável na área de fronteira do território do CENCYL

O projeto visa fortalecer o desenvolvimento local sustentável em toda a fronteira espanhola com Portugal.

Tem também por objetivo consolidar o CITYL CITY NETWORK (RCC) como uma agência de cooperação e um modelo de gestão transfronteiriça para enfrentar os principais desafios e oportunidades do desenvolvimento sustentável e da mudança climática na área de fronteira urbana. O projeto visa promover conjuntamente os recursos e ativos das cidades do CENCYL e do Corredor Atlântico como eixo de atividade económica e articulação territorial transfronteiriça. Além disso, pretende melhorar a gestão urbana através da troca de experiências e trabalho em rede nas áreas de desenvolvimento urbano sustentável e promover a integração social e institucional do CCR como um instrumento para o desenvolvimento da área de fronteira urbana.

Projeto Cidades Cencyl

Características
do projeto

  1. Data de início - 01-07-2014
  2. Data de conclusão - 31-12-2020
  3. Custo total aprovado - 104.620,00€
  4. Apoio financeiro da União Europeia - FEDER – 78.465,00€

 

Ficha de Projeto

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