O Porto de Aveiro está a implementar uma série de investimentos estratégicos que visam aprimorar as condições de navegabilidade, modernizar a tecnologia dos sistemas de gestão de tráfego, digitalizar os processos operacionais e expandir a infraestrutura portuária. Além disso, estão em curso iniciativas para fortalecer a intermodalidade e adaptar as operações ao quadro legislativo europeu, com o intuito de aumentar a eficiência dos serviços e melhorar o desempenho ambiental de todas as suas atividades.
Síntese do Projeto:
Implementação de novo sistema VTS- Vessel Traffic Service do Porto de Aveiro, suportado em tecnologia de última geração, por forma a colmatar os constrangimentos operacionais registados no sistema em operação e bem assim capacitar o porto com serviço de controlo e monitorização do tráfego marítimo mais eficaz e habilitado a funcionar de forma contínua 24h/dia e 365 dias/ano.
Objetivos do Projeto:
Garantir o funcionamento contínuo e de modo eficaz do VTS, bem como a sua acessibilidade em tempo real pelos pilotos durante o serviço de pilotagem.
Estado de Execução | Em execução |
Investimento Total | 2 M € |
Fundo de Coesão | 1,7 M€ |
Síntese do Projeto:
Digitalização integral dos processos de controlo e de validação das entradas e saídas de todos fluxos físicos nos terminais portuários e a sua integração com a JUL, conduzindo a gestão integrada dos fluxos rodoviários com as operações portuárias.
Objetivos do Projeto:
A automatização dos processos de controlo e de validação dos fluxos físicos que acedem aos terminais portuários, permitirá o reforço da eficiência no acesso dos veículos aos terminais, o aumento da proteção das instalações portuárias, a maior articulação dos fluxos rodoviários com as operações portuários e maior integração do porto nas cadeias logísticas de abastecimento.
Estado de Execução | Em obra |
Investimento Total | 4,7 M € |
Fundo de Coesão | 4 M € |
Síntese do Projeto:
Alteamento das cotas para níveis que impeçam a inundação, reforço da retenção marginal e alteração das redes de água, águas pluviais, esgotos, iluminação pública, entre outros.
Objetivos do Projeto:
Disponibilizar uma infraestrutura portuária de apoio à pesca de largo, com condições de utilização e segurança aprimoradas, de forma a atender de maneira mais eficaz os interesses e necessidades dos clientes do porto, nomeadamente as empresas de transporte marítimo e de pesca longínqua.
Estado de Execução | Em execução |
Investimento Total | 6 M € |
Síntese do Projeto:
Construção de terminal marítimo-rodo-ferroviário na ZALI, em zona adjacente ao terminal de carga contentorizada e ro-ro, com 9 ha, e melhoria do feixe de linhas, permitindo a operação de comboios até 750 metros de comprimento. Este investimento encontra-se em fase de projeto.
Objetivos do Projeto:
Aumentar a eficiência do acesso do porto à rede ferroviária nacional e bem assim ao Corredor Atlântico da RTE-T, em particular no troço Aveiro-Valladolid. Permitirá aumentar o hinterland do porto à região de Castela e Leão e promover um incremento da oferta de serviços intermodais. Em simultâneo, servirá de alavanca para aumentar a quota modal ferroviária dos fluxos que utilizam o porto, o que se traduzirá em maior sustentabilidade das cadeias logísticas que o utilizam.
Estado de Execução | Em curso (em fase de projeto técnico) |
Investimento Total | 15,9 milhões € |
Síntese do Projeto:
O desenvolvimento da Plataforma Nacional Única para o Setor Marítimo (PTNSW) visa a criação de novos serviços digitais e/ou a modernização dos já prestados, a fim de cumprir plenamente o Regulamento EMSWe e a demais legislação associada às escalas de navios.
Objetivos do Projeto:
Este projeto tem como objetivo implementar a PTNSW, em conformidade com o Regulamento (UE) 2019/1239, que estabelece o EMSWe. Esta iniciativa inclui a integração de interfaces locais (PTLSW) numa interface nacional, promovendo o conceito de "Maritime Single Window". Além disso, o projeto irá desenvolver serviços adicionais para aumentar a competitividade e a interoperabilidade das operações marítimas, bem como para melhorar a segurança marítima e da navegação, apoiando também outras entidades públicas.
Estado de Execução | Em execução |
Investimento Total | 125 mil € |
Apoio FEAMPA | 88 mil € |
Síntese do Projeto:
Desenvolvimento de um Energy Hub para alimentação de navios, de veículos elétricos e instalações fixadas no porto. Este Energy Hub irá envolver a produção de eletricidade de base renovável, o armazenamento, suportado por micro-redes com sistemas avançados de gestão preditiva da produção, e o consumo. Os principais investimentos previstos financiar pelo Porto de Aveiro incluem a construção de uma subestação elétrica de alta e média tensão, a armazenamento de energia, produção de energia renovável e a instalação de equipamento para o fornecimento de energia aos navios durante a sua estadia em porto (sistema OPS).
Objetivos do Projeto:
Produção de energia renovável no porto
Fornecimento de energia limpa a navios (OPS)
Promoção da mobilidade elétrica
Modernização energética
Estado de Execução | Em execução |
Investimento Total | 13,1 M € |
Apoio Fundo de Transição Justa | 13,1 M € |