O Porto de Aveiro tem em curso investimentos que visam melhorar as condições de navegabilidade do porto, o reforço das condições de segurança, bem como a melhoria das condições de operação nos terminais e da conectividade rodoferroviária, tendo como principal objetivo o aumento da eficiência dos serviços e a melhoria do desempenho ambiental de todas as suas atividades.
Síntese do Projeto:
Construção de plataforma logística e industrial multimodal na área de expansão do Porto de Aveiro, localizada entre os terminais de granéis sólidos e carga geral contentorizada e ro-ro. A área total de implantação do projeto é de 73,2 ha, da qual 44,3 ha destina-se a lotes de dimensão variável para a instalação de unidades logísticas e industriais, 13,5 ha para atividades logísticas de apoio a carga contentorizada e/ou para atividades de valor acrescentado a cargas de projeto e restante área para serviços comuns e via de circulação interna.
Objetivos do Projeto:
Capacitar o Porto de Aveiro para a oferta de uma área de acolhimento empresarial e de cargas de projeto, com acesso privilegiado a terminais portuários e/ou a um cais privativo, servido por ligações rodoferroviárias descongestionadas. Visa, pois, afirmar o Porto como um centro logístico e industrial de referência no Corredor Atlântico, contribuindo para o incremento do crescimento sustentável do porto e, por conseguinte, para a criação de riqueza da região centro e do país.
Estado de Execução | Concluído (03/2023) |
Investimento Total | 14,7 milhões € |
Fundo de Coesão | 6,3 milhões € |
Síntese do Projeto:
O presente projeto consubstancia-se na operacionalização das pontes cais n.º 24 a n.º 26 do Terminal de Granéis Líquidos (TGL), com a construção da ligação da esteira de tubagem existente às mesmas e a implantação das redes de águas pluviais e contaminadas e de sistema de redes de combate de incêndios.
Objetivos do Projeto:
Os principais objetivos do projeto são assegurar que as operações de carga/descarga nas novas pontes cais do TGL são realizadas nas adequadas condições de segurança e de proteção ambiental, permitindo potenciar um aumento do movimento de granéis líquidos no Porto de Aveiro e um reforço da competitividade dos atuais e futuros clientes do porto.
Estado de Execução | Concluído (12/2021) |
Investimento Total | 2,6 milhões € |
Fundo de Coesão | 1,4 milhões € |
Síntese do Projeto:
Construção de cais com 200 de comprimento na ZALI, em frente à unidade de produção de componentes de energia eólica offshore da ASMI II Offshore, sendo este o único cais privativo dedicado a cargas offshore em Portugal.
Objetivos do Projeto:
Afirmação do Porto de Aveiro, enquanto Hub estratégico para a indústria offshore.
Estado de Execução | Concluído (05/2021) |
Investimento Total | 6,8 milhões € |
Síntese do Projeto:
Construção de terminal marítimo-rodo-ferroviário na ZALI, em zona adjacente ao terminal de carga contentorizada e ro-ro, com 9 ha, e melhoria do feixe de linhas, permitindo a operação de comboios até 750 metros de comprimento. Este investimento encontra-se em fase de projeto.
Objetivos do Projeto:
Aumentar a eficiência do acesso do porto à rede ferroviária nacional e bem assim ao Corredor Atlântico da RTE-T, em particular no troço Aveiro-Valladolid. Permitirá aumentar o hinterland do porto à região de Castela e Leão e promover um incremento da oferta de serviços intermodais. Em simultâneo, servirá de alavanca para aumentar a quota modal ferroviária dos fluxos que utilizam o porto, o que se traduzirá em maior sustentabilidade das cadeias logísticas que o utilizam.
Estado de Execução | Em curso (em fase de projeto técnico) |
Investimento Total | 15,9 milhões € |
Síntese do Projeto:
Realizar a adaptação da atual Janela Única Marítima Nacional Portuguesa (JUL), aos novos requisitos legais definidos no Regulamento (UE) 2019/1239 que estabelece a ambiente de Janela Única para o setor marítimo e que inclui a integração de interfaces harmonizadas. Para além desta questão, serão também desenvolvidos serviços de valor acrescentado que aumentarão ainda mais a competitividade, integração e interoperabilidade das operações marítimas, e atividades e informações conexas.
Objetivos do Projeto:
Conceber e implementar uma plataforma digital avançada e interoperável para o sector dos transportes marítimos nacionais, no âmbito da JUL (Janela Única Logística), para facilitar os sistemas de comunicação e a produção de informação e processos marítimos, cumprindo ao mesmo tempo o regulamento EMSW.
Estado de Execução | Em curso (11/2027) |
Investimento Total | 7,6 milhões € |
Síntese do Projeto:
O Projeto é concebido como uma iniciativa estratégica de capitalização para a consolidação do Espaço de Cooperação CENCYL através da articulação funcional entre a Eurocidade (Almeida-Ciudad Rodrigo) e a Rede de Cidades CENCYL, de modo a acrescentar uma componente genuinamente transfronteiriça ao espaço alargado de cooperação urbana inter-regional, que, além disso, representa uma aliança estratégica entre o mundo urbano e o seu meio rural.
Objetivos do Projeto:
Neste contexto de articulação funcional e territorial da cooperação transfronteiriça, as iniciativas de capitalização representam uma aliança estratégica entre empresas, cidadãos e administrações para envolver o maior número de atores no objetivo de descarbonizar as atividades urbanas em direção à neutralidade climática.
Estado de Execução | Concluído (06/2023) |
Investimento Total(APA) | 10 mil € |
FEDER (APA) | 7,5 mil € |