Escola Azul

A Escola Azul é um programa educativo da responsabilidade do Ministério do Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano em Portugal, distinguindo e orientando as escolas portuguesas que trabalham em problemáticas ligadas ao mar, criando uma comunidade de Literacia do Oceano que aproxima escolas, setor do mar, municípios, universidades e outras entidades com papel ativo na educação marinha.
O programa Escola Azul envolve ativamente a comunidade escolar na compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano e, também, integra a comunidade local nas suas ações e interage com parceiros da rede Escola Azul. 

O Porto de Aveiro, entidade que desenvolve a sua atividade no setor marítimo-portuário, tornou-se parceiro deste projeto, disponibilizando visitas ao porto de Aveiro, às denominadas Escolas Azuis, com as seguintes valências:

As visitas

  1. Visita ao Porto de Aveiro + foco no setor alimentar da área do pescado
  2. Visita ao Porto de Aveiro + foco nas estruturas Offshore
  3. Visita ao Porto de Aveiro + foco na construção naval
  4. Visita ao Porto de Aveiro + foco na pesca
  5. Visita ao Porto de Aveiro + foco na investigação
  6. Visita ao Porto de Aveiro + foco na história
  7. Visita ao Porto comercial de Aveiro

Saiba o que fazer
para se tornar
numa Escola Azul

SABER MAIS

Visitas ao Porto de Aveiro

O Porto de Aveiro, no âmbito da sua política de responsabilidade social, abre as suas portas a todos quantos pretendem conhecer e visitar a área do porto, sejam escolas, empresas e/ou particulares.

A visita ao porto por parte da comunidade escolar permite dar a conhecer a este público as atividades desenvolvidas no espaço portuário e a sua importância para o desenvolvimento da região em que se insere. A observação direta das atividades de movimentação de carga alarga o conhecimento sobre o funcionamento de um porto e uma parte do processo da cadeia logística de um produto até que chegue ao consumidor final. 

Para o efeito, dever-nos-á enviar um e-mail para geral@portodeaveiro.pt, indicando a data, o objetivo da visita e o número de pessoas que integrarão a visita. 

Dia do Porto de Aveiro

A 3 de abril de cada ano celebramos o Dia do Porto de Aveiro. Neste dia procuramos abrir o porto à comunidade local e aos empresários da região onde nos inserimos.

Este ano, devido à situação de emergência sanitária decorrente da pandemia Covid19, não é possível celebrar o dia do porto presencialmente com toda a comunidade.
No entanto, e usando dos recursos digitais existentes, não deixaremos de celebrar com todos os nossos colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade em geral este importante dia!

Acompanhe o Dia do Porto de Aveiro nas redes sociais e aqui no site!
 
Parabéns Porto de Aveiro!
212 ANOS DE HISTÓRIA
A FORÇA DA NOSSA REGIÃO

Ações de
Educação Ambiental

Sessão de trabalho sobre Alterações Climáticas

A Administração do Porto de Aveiro e a Hidromod, em cooperação com a Fundación para la Investigación del Clima (FIC) e a Fundación Valenciaport realizou uma sessão de trabalho sobre o impacto das alterações climáticas nas instalações e operações do Porto de Aveiro, no âmbito do Projeto Ecclipse. Este encontro teve como objetivo estabelecer um ambiente colaborativo para analisar os diferentes impactos das alterações climáticas nas principais operações e infraestruturas portuárias do Porto de Aveiro.
Com estas sessões pretende-se:

  • Identificar e avaliar trabalhos e metodologias desenvolvidos no passado sobre alterações climáticas relevantes para o contexto do Porto de Aveiro;
  • Identificar os riscos climáticos que possam ter impacto nas infraestruturas e operações portuárias;
  • Identificar as variáveis climáticas críticas que afetam as operações e infraestruturas portuárias;
  • Definir os limites operacionais das diferentes operações portuárias;
  • Avaliar a possibilidade de fazer uma sessão de trabalho semelhante, no contexto do projeto ECCLIPSE, num prazo de 6 a 12 meses.

Ação de divulgação do ruído subaquático, no âmbito do projeto JUMP – Join-Action

O Porto de Aveiro, ao longo do presente ano, irá levar a cabo, junto da comunidade local, uma ação de divulgação sobre o impacto do ruído subaquático, no âmbito do projeto JUMP – Joint Action, durante a qual haverá um painel para discussão sobre o tema. O projeto procura contribuir para o estudo do ruído subaquático e avaliação do cumprimento das convenções internacionais (IMO/UE), desenvolvendo ainda ferramentas web para mapeamento do ruído subaquático ao longo da costa portuguesa e da distribuição das espécies sensíveis ao ruído. 

Caso tenha interesse poderá visualizar este pequeno vídeo sobre o tema: https://www.sonicsea.org/watch-now 

Ação de formação e sensibilização ambiental de todos os trabalhadores da APA, S.A.

Esta ação de formação dirigida a todos os trabalhadores terá como foco os aspetos das respetivas atividades que influenciam o desempenho ambiental da organização e ainda as atividades de toda a Comunidade Portuária no Porto de Aveiro, relacionadas com os navios, com a movimentação de carga e com instalações na área portuária. Serão ainda abordadas as ações ambientais da APA, S.A. em curso, no âmbito da descarbonização da economia, da economia circular, das alterações climáticas, da qualidade do ar e do ruído subaquático.

Código de Ética e de Conduta

Código de Ética e de Conduta

Cumprimento das Políticas
de Desenvolvimento Sustentável
e Responsabilidade Social

Cumprimento das Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social

Relatório sobre Diferença Salarial
entre Homens e Mulheres

Relatório sobre Diferença Salarial entre Homens e Mulheres

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.

SUBSCREVER NEWSLETTER