Plano de Emergência Interno

O Porto de Aveiro dispõe de um Plano de Emergência Interno (PEI), assistido por computador, que apresenta uma estrutura organizativa dos meios humanos e materiais, bem como dos procedimentos a seguir, face a situações de emergência, por forma a garantir a satisfação das exigências legais em vigor, no âmbito da segurança portuária, e dar resposta às preocupações relativas à segurança das populações, quer a nível de bens materiais quer do meio ambiente.

Proteção - ISPS

Dando cumprimento ao Código ISPS (International Ship and Port Facility Security Code), os Planos de Proteção das instalações do Porto de Aveiro foram submetidos à ACPTMP (Autoridade Competente para a Proteção do Transporte Marítimo e dos Portos), para obtenção de certificação.

Após apreciação, todos os Planos de Proteção das Instalações Portuárias foram aprovados, tendo sido emitidas as correspondentes Declarações de conformidade.

Os contactos do Oficial de Proteção do Porto e dos Oficiais de Proteção das Instalações Portuárias são os constantes da listagem em baixo, cujo download poderá efetuar, bastando, para o efeito, clicar na respetiva imagem. 


 

Projeto GISAMP

A qualificação dos recursos humanos da APA, S.A. e a melhoria constante dos serviços prestados é uma das suas constantes preocupações.

Neste sentido, a APA, S.A. é parceira no projeto GISAMP - Gestão Integrada da Segurança da Cadeia de Abastecimento Marítimo-Portuária, projeto que pretende, por um lado, certificar os portos nacionais, permitindo que obtenham reconhecimento internacional em matéria de Segurança Marítima, e por outro, promover a cooperação entre os portos, visando a partilha das boas práticas e assegurando a eficácia da sua implementação.

A implementação de ferramentas, processos e procedimentos de referência, utilizando normas ISO internacionais (ISO 28000-Gestão da Segurança na Cadeia de Abastecimento; ISO 27001 - Gestão de Segurança da Informação; e ISO 20858 - Avaliação e Plano de Segurança das Instalações Portuárias) são os objetivos principais.

Para mais informações acerca do projeto pode consultar aqui.

O projeto GISAMP foi aprovado pelo Fundo Azul, mecanismo de incentivo financeiro destinado a projetos de formação, investimento e ações que visem melhorar a Segurança Marítima.

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.

SUBSCREVER NEWSLETTER