NOTÍCIAS / 

Arrancou projeto piloto para restauro da biodiversidade em áreas portuárias, no âmbito do A-AAGORA

14 AGO. 2024

SHARE

 

A equipa do Demonstrador Português do Projeto A-AAGORA apresentou ontem, no auditório da APARA – Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro, as estruturas subaquáticas (“bio-huts”) que contribuirão para o aumento da biomassa e biodiversidade no Porto de Aveiro, tendo-se seguido a respetiva instalação no Porto de Abrigo do Porto de Pesca Costeira. Estas estruturas serão monitorizadas durante os próximos 2 anos, para avaliação da evolução da biodiversidade.

Estiveram presentes representantes da Universidade de Aveiro, da Administração do Porto de Aveiro, das Câmaras Municipais de Ílhavo e Vagos, da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, da União de Freguesias de Glória e Vera Cruz, da APARA, da Docapesca e da STRIX, enquanto parceiro do projeto responsável pelos “bio-huts”.

O projeto “A-AAgora - Blueprint for Atlantic-Arctic Agora on cross-sectoral cooperation for restoration of marine and coastal ecosystems and increased climate resilience through transformative innovation”, é um consórcio de 30 parceiros, liderado pela Universidade de Aveiro, que visa Restaurar os ecossistemas marinhos e costeiros e aumentar a resiliência climática na bacia do Ártico e do Atlântico.

Este Projeto é apoiado no âmbito da Missão “Recuperar o nosso oceano, mares e águas até 2030” do Horizonte Europa, ao abrigo do Acordo de Financiamento n.º 101093956.

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.