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Iniciou-se ontem, em Aveiro, a quarta reunião periódica de parceiros do projeto C2IMPRESS, uma iniciativa que conta com a participação estratégica do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz. O evento, realizado em colaboração com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), reúne especialistas e stakeholders para discutir os avanços do projeto.
A sessão de abertura contou com a presença de Eduardo Feio, Presidente dosConselhos de Administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, que destacou a relevância da colaboração entre os portos e a comunidade, sublinhando o impacto positivo do projeto no desenvolvimento de soluções inovadoras que aumentem a resiliência às alterações climáticas.
Durante dois dias, os parceiros vão ter oportunidade de discutir o progresso do trabalho desenvolvido nos primeiros dois anos de projeto, organizar o trabalho a desenvolver no último ano e realizar uma visita ao Porto da Figueira da Foz e Montemor-o-Velho, locais integrantes do projeto demonstrador português.
O projeto em consórcio envolve um total de 16 parceiros e 4 zonas de estudo em países europeus, sendo coordenado, em Portugal, pelo LNEC. Um dos seus principais objetivos passa por melhorar a compreensão e a consciência dos diversos riscos para uma sociedade resiliente às catástrofes e às alterações climáticas.
Em Portugal, a região piloto é constituída pela região Centro, e serão analisados os impactos dos desastres naturais e os seus riscos, tais como, os riscos de cheias fluviais e costeiras, o impacto dos fogos florestais nos caudais dos rios e na qualidade das águas subterrâneas. No caso concreto dos portos será desenvolvido um sistema de previsão e alerta para avaliar o risco de galgamento das estruturas portuárias e costeiras, bem como o risco para a navegação e operações portuárias, o que permitirá às entidades competentes pôr em prática atempadamente medidas de mitigação.
Este projeto é financiado pelo programa-quadro de investigação e inovação Horizonte Europa (HORIZON), ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101074004.
Link para a página do projeto aqui.