SHARE
O Porto de Aveiro participou na reunião de kick off do projeto Climate-Adapt4EOSC, que teve lugar nos passados dias 4 e 5 de fevereiro, em Atenas, Grécia.
O projeto Climate-Adapt4EOSC, integrado no ecossistema em expansão da Nuvem Europeia para a Ciência Aberta (EOSC), pretende fazer avançar a ciência aberta e a inovação, baseada em dados para reforçar a resiliência climática e os esforços de adaptação climática.
Ao longo dos próximos quatro anos, o Climate-Adapt4EOSC desenvolverá serviços digitais totalmente interoperáveis, serviços de dados FAIR (localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis) e ferramentas analíticas avançadas, equipando investigadores, decisores políticos e partes interessadas com soluções de ponta para a recuperação, o processamento e a análise de dados, a fim de promover esforços mais eficazes de adaptação ao clima.
O projeto, que reúne 18 parceiros de 9 países, inclui investigadores de vários domínios, nomeadamente das ciências climáticas, das ciências ambientais, do planeamento urbano, das ciências da informação e das ciências sociais.
Este Projeto recebeu financiamento do Programa de Pesquisa e Inovação do Horizonte Europa, da União Europeia, ao abrigo do Acordo de Financiamento n.º 101188248