Uma palestra seguida de uma visita guiada à exposição temporária “Forte da Barra – Passado, Presente e Futuro” marcaram a tarde desta quinta-feira no Porto de Aveiro. À Administração juntaram-se trabalhadores e entidades parceiras para conhecer a história deste monumento da arquitetura militar portuguesa.
A sessão teve início na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, que abriu portas para acolher uma palestra conduzida por Jorge Branco, investigador do CIEMar – Centro de Investigação e Empreendedorismo de Ílhavo, sobre a história e a importância estratégica do Forte da Barra. No final da apresentação, a vereadora da Câmara Municipal de Ílhavo, Mariana Ramos, destacou a relevância da exposição como forma de aproximar o monumento e o Porto de Aveiro à comunidade e à região, sublinhando ainda o número expressivo de visitantes que, desde a inauguração, têm confirmado o interesse e a pertinência da mostra.
Após a palestra, os participantes tiveram oportunidade de visitar brevemente as oficinas, onde assistiram à demonstração do funcionamento de um antigo furador de coluna – equipamento utilizado em operações de manutenção e reparação.
A tarde continuou com a visita guiada à exposição, com uma explicação detalhada dos diferentes painéis que a compõem. A mostra apresenta momentos marcantes da história do Forte da Barra, desde as suas origens militares até à sua atual reconfiguração como espaço turístico e cultural. Durante a visita foram também apresentados os projetos em curso para o Auditório da Administração do Porto de Aveiro, bem como da unidade hoteleira a desenvolver nos edifícios do complexo do antigo Forte da Barra.
A exposição resulta de uma parceria entre a Administração do Porto de Aveiro, o CIEMar – Centro de Investigação e Empreendedorismo de Ílhavo e a Câmara Municipal de Ílhavo. Estará patente ao público até ao final do mês de agosto, podendo ser visitada a qualquer hora do dia ou da noite, graças à iluminação instalada no local.
A visita contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, da vereadora Mariana Ramos, do representante da Comunidade Portuária de Aveiro, Rui Oliveira, do Capitão do Porto de Aveiro, Ricardo Guerreiro, do secretária da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré , José Falcão, do Diretor do Museu Marítimo de Ílhavo, Nuno Miguel Costa, e do presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ílhavo, Pedro Rosa Novo.