NOTÍCIAS / 

Arranca a cátedra entre o Porto de Aveiro e a Universidade de Aveiro

16 JUL. 2025

SHARE

Iniciam-se esta semana os trabalhos da cátedra não académica entre o CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, unidade de investigação da Universidade de Aveiro (UA), e o Porto de Aveiro. Esta iniciativa pioneira no contexto nacional visa aprofundar o conhecimento científico na interface entre a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento económico ligado ao setor portuário. 

O desenvolvimento do Porto de Aveiro implica intervenções na melhoria das suas acessibilidades marítimas e infraestruturas portuárias. Estes projetos, a par dos efeitos esperados das alterações climáticas — como a subida do nível do mar, o aumento da erosão costeira ou o assoreamento — exigem um conhecimento aprofundado que permita compatibilizar o crescimento do Porto com a zona envolvente. Os trabalhos da Cátedra irão incidir, assim, sobre temas como a modelação hidrodinâmica, a avaliação dos impactes ambientais das operações portuárias e a sua adaptação às alterações climáticas, com especial atenção à Ria de Aveiro, um ecossistema classificado como Zona de Proteção Especial (ZPE).

Da Universidade de Aveiro espera-se, por isso, o desenvolvimento de modelos que simulem os processos hidrodinâmicos na Ria, como marés, padrões de ondulação em função do vento e correntes, bem como o acompanhamento dos projetos portuários, de modo a antecipar os eventuais impactes ambientais que possam resultar das obras de desenvolvimento do Porto de Aveiro.

A cátedra conta com a participação do investigador Américo Soares Ribeiro, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro/CESAM, tem uma duração de seis anos e é cofinanciada em 50% pela Administração do Porto de Aveiro. Esta cátedra insere-se no programa FCT–Tenure, que promove a contratação de investigadores em instituições científicas portuguesas em articulação com entidades não académicas, como é o caso da Administração do Porto de Aveiro.

A parceria entre a Universidade e o Porto reforça, desta forma, a importância da ligação entre a academia e a indústria, ao colocar o conhecimento científico ao serviço de soluções inovadoras que assegurem o equilíbrio entre o desenvolvimento económico e o aumento da resiliência climática da região. 
 

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.