NOTÍCIAS / 

PORTO DE AVEIRO

Porto de Aveiro realiza exercício de acidente simulado

22 NOV. 2021

SHARE

Realizou-se no passado sábado, dia 20, um exercício de acidente simulado no âmbito do Plano de Emergência Interno da APA S.A.

O simulacro teve como cenário uma fuga de metanol, seguida de incêndio num navio em operação na ponte cais n. º 26 no Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Aveiro (TGL).

O principal objetivo do simulacro foi avaliar a capacidade de resposta para a emergência de acordo com os pressupostos dos Planos de Emergência Internos das empresas que operam na ponte cais n. º26, a saber a Prio Supply e a Bresfor – Indústria de Formol, e do Plano de Emergência Interno da APA, S.A.

A partir do Centro de Coordenação de Operações foi realizada a gestão do acidente simulado através dos canais de comunicação estabelecidos com as várias equipas de intervenção no local, nomeadamente com a equipa de brigadistas da Prio e da Bresfor, com as corporações de Bombeiros de Voluntários de Ílhavo e Aveiro, com a tripulação dos rebocadores da Tinita e com as equipas dos núcleos de intervenção da APA, S.A.

De realçar que durante este simulacro foi possível visualizar, em tempo real, as operações no terreno através das imagens captadas pelas câmaras CCTV dos terminais e por um DRONE, disponibilizado pelo parceiro de projeto - Vodafone Aeriya/Beyond Vision.

No final do simulacro foi realizado um briefing com todos os participantes, tendo sido avaliada a intervenção e a capacidade de resposta à emergência.

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.