NOTÍCIAS / 

Porto de Aveiro é o primeiro porto na Península Ibérica a obter a certificação na Norma ISO 20858

20 ABR. 2023

SHARE

O Porto de Aveiro é o primeiro porto na Península Ibérica a obter a Certificação na norma ISO 20858 - Avaliação e Plano de Segurança das Instalações Portuárias e o segundo, a nível nacional, a obter a certificação na norma ISO 28000 - Sistema de Gestão da Segurança para a Cadeia de Abastecimento.

As obtenções destas certificações nas normas ISO vêm reforçar o compromisso que o Porto de Aveiro tem na melhoria contínua da segurança e qualidade das operações, tendo em vista a satisfação dos seus clientes e acompanhamento das tendências do mercado em permanente mudança.

A ISO 28000 é sustentada em diversos referenciais normativos (ISO 28001-Melhores práticas para a cadeia de abastecimento e ISO 20858- Avaliação e Plano de Segurança das Instalações Portuárias) e permite a gestão integrada do risco de toda a cadeia de abastecimento pelo seu nível de integração com outras normas, nomeadamente a ISO 27001 Sistema de Gestão de Segurança da Informação. Atualmente, o Porto de Aveiro, aguarda a emissão do certificado da norma ISO 27001 - Sistema de Gestão da Segurança da Informação – que tem como principal enfoque a plataforma da Janela Única Logística – JUL.

A experiência que o Porto de Aveiro teve com o processo de implementação das aludidas certificações vai ser objeto de partilha, hoje, na sessão de encerramento do Projeto GISAMP - Gestão Integrada da Segurança da Cadeia de Abastecimento Marítimo-Portuária. Recorde-se que este projeto teve como objetivo, por um lado, certificar os portos nacionais, permitindo que obtenham reconhecimento internacional em matéria de Segurança Marítima, e, por outro, promover a cooperação entre os portos, visando a partilha das boas práticas.

De referir, ainda, que a implementação, pelo Porto de Aveiro, do sistema de gestão integrado suportado nas três normas ISO contribuirá para minimizar as vulnerabilidades do domínio marítimo – portuário, reduzindo o risco subjacente às principais ameaças que se impõem à comunidade portuária, reforçando a segurança das cadeias logísticas, e melhorando os níveis de segurança e proteção nas operações.

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.