NOTÍCIAS / 

PORTO DE AVEIRO

Porto de Aveiro e Porto da Figueira da Foz debatem “Crescimento Ferroviário no Corredor Atlântico Ibérico - Desafios & Oportunidades”

28 ABR. 2023

SHARE

Os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz promoveram ontem, dia 27 de abril, no Museu da Vista Alegre, em Ílhavo, um seminário internacional subordinado ao tema “Crescimento Ferroviário no Corredor Atlântico Ibérico - Desafios & Oportunidades”.

O seminário, que decorreu no âmbito do projeto Cencyl, teve como objetivo alavancar o desenvolvimento do corredor ferroviário entre Portugal e Espanha, nomeadamente a oferta de serviços ferroviários entre os portos portugueses da região centro e os portos secos existentes até à região de Castela e Leão.

A sessão de abertura esteve a cargo do Presidente do Conselho de Administração dos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz, Eduardo Feio, do Alcaide de Salamanca, Carlos Garcia Carbayo, e do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo. A sessão de encerramento contou com a presença de Isabel Damasceno, Presidente da CCDR-Centro.

O 1º painel, cujo tema foi a “Qualidade das Infraestruturas Ferroviárias do Corredor Ibérico – Desafios”, contou com a moderação de Fernando Gonçalves, diretor da Transportes & Negócios. Os oradores convidados abordaram diferentes áreas: Daniela Carvalho, Consultora para o Corredor Atlântico da TIS.pt, debruçou-se sobre a revisão da RTE-T para a promoção da ferrovia e serviços de Short Sea Shipping; Mário Fernandes, Diretor de Planeamento Estratégico das Infraestruturas de Portugal, apresentou o Plano Ferroviário Nacional com destaque para as melhorias do Corredor Internacional Norte  e Portos Secos; Marta Alves, Responsável pelo Gabinete de Estratégia da APA e da APFF, deu a conhecer os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz enquanto Plataformas Multimodais Competitivas; e Pablo Hoya, Diretor Geral da ZALDESA, falou sobre o Porto Seco de Salamanca como conexão competitiva com os portos do Atlântico.

O 2º painel, cujo formato de mesa-redonda teve como moderadora Dora Assis, diretora da Supply Chain Magazine, debateu os “Serviços Ferroviários do Futuro – Alavancas para o seu Crescimento” e contou com um painel de oradores constituído por: António Nabo Martins, Presidente Executivo da APAT, Francisco Fonseca, Vice-presidente da ANTRAM pela Região Norte, e Miguel Rebelo de Sousa, Presidente da APEF. 

O seminário decorreu no âmbito do projeto Transição Verde das Cidades e Territórios CENCYL Portugal - Espanha, financiado pelo FEDER - Interreg Espanha – Portugal.   

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.