PORTO DE AVEIRO
SHARE
A APA – Administração do Porto de Aveiro, S.A. realizou, no passado dia 03 de novembro, na sala Coutinho de Lima, sita na sede da Administração, uma sessão evocativa dos seus 25 anos enquanto Administração Portuária.
A 03 de novembro de 1998, com a publicação em Diário da República do Decreto-Lei n.º 339/98, a JAPA – Junta Autónoma do Porto de Aveiro, foi transformada em sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, passando a denominar-se APA – Administração do Porto de Aveiro, S.A. (APA), sendo, nessa data, conferido ao porto de Aveiro estatuto de porto de âmbito nacional, bem como atribuídas novas competências, permitindo maior desenvolvimento e autonomia.
A sessão contou com a presença de trabalhadores da APA, S.A., antigos administradores, órgãos sociais da empresa, Presidente da Comunidade Portuária, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo (CMI), Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), entre outros.
Na ocasião, tomaram a palavra o atual Presidente do Conselho de Administração da APA, Eduardo Feio, o primeiro Presidente do Conselho de Administração da APA, Raúl Martins, o Presidente da Comunidade Portuária de Aveiro, Nuno Pires, o Vice-Presidente da CMA, Rogério Carlos, e o Presidente da CMI, João Campolargo.
Foi ainda inaugurada placa evocativa dos 100 anos – JARBA (Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro), JAPA e APA (1921-2022).
Esta cerimónia encerrou as comemorações dos 215 anos da abertura da barra do Porto de Aveiro.