PORTO DE AVEIRO
SHARE
Comunicado de Imprensa
No dia 01 de abril, escalou no Porto de Aveiro o navio “Singapore Spirit”, sendo a primeira vez que um navio do tipo “Logger” escala este porto para descarregar “loose logs” em vez dos tradicionais “logs in bundles”.
O navio transportou 22.948 toneladas de toros de eucalipto, sendo um navio devidamente equipado para este tipo de carga e tendo ainda a particularidade de ser BOX-Shapped, o que garante uma capacidade de carga elevada e um amplo acesso aos porões, facilitando e otimizando as operações de estiva.
Esta operação é a concretização de um projeto logístico inovador, que contou com o envolvimento de várias empresas, parceiras do Porto de Aveiro, a Navigator, a Altri, a Portline Ocean, a BSL, a Pezzolato, a PTM Ibérica e a Orey Shipping. A Portline Ocean garantiu o transporte dos toros de eucalipto em “loose” (madeira solta), e comprometeu-se a disponibilizar meios de transporte adequados, permitindo assim uma poupança no custo das cintas de aço para os fardos, mas também, uma melhor ocupação dos espaços de carga do navio o que se traduz em maior quantidade de carga transportada.
Nesta operação, os toros de madeiras importados, com 6mts de comprimento e sem qualquer sistema de cintagem, são cortados e transformados em porto. A BSL, Pezzolato e PTM Ibérica, tornaram possível a implementação desta solução logística inovadora - em coordenação com as empresas importadoras - assegurando o desenho, a conceção, a aquisição e a operação de uma máquina inovadora de corte dos toros, que permite o corte à medida em que são descarregados, adequando-os à dimensão das unidades de transformação nas fábricas de destino.
O navio foi agenciado pela Orey Shipping, afretado e operado pela Portline Ocean Management, S.A. (Ocean), estando a operação de estiva a cargo da PTM Ibérica.
Esta é uma solução logística que resulta da proatividade destas empresas, tornando possível ganhos de eficiência que certamente contribuirão para uma redução de custos da matéria prima à entrada da fábrica, dando assim o Porto de Aveiro mais um passo na sua diferenciação e competitividade.