NOTÍCIAS / 

PORTO DE AVEIRO

Inovação Logística no Porto de Aveiro na Movimentação de produtos florestais

06 ABR. 2020

SHARE

Comunicado de Imprensa

No dia 01 de abril, escalou no Porto de Aveiro o navio “Singapore Spirit”, sendo a primeira vez que um navio do tipo “Logger” escala este porto para descarregar “loose logs” em vez dos tradicionais “logs in bundles”. 

O navio transportou 22.948 toneladas de toros de eucalipto, sendo um navio devidamente equipado para este tipo de carga e tendo ainda a particularidade de ser BOX-Shapped, o que garante uma capacidade de carga elevada e um amplo acesso aos porões, facilitando e otimizando as operações de estiva. 

Esta operação é a concretização de um projeto logístico inovador, que contou com o envolvimento de várias empresas, parceiras do Porto de Aveiro, a Navigator, a Altri, a Portline Ocean, a BSL, a Pezzolato, a PTM Ibérica e a Orey Shipping. A Portline Ocean garantiu o transporte dos toros de eucalipto em “loose” (madeira solta), e comprometeu-se a disponibilizar meios de transporte adequados, permitindo assim uma poupança no custo das cintas de aço para os fardos, mas também, uma melhor ocupação dos espaços de carga do navio o que se traduz em maior quantidade de carga transportada.                             

Nesta operação, os toros de madeiras importados, com 6mts de comprimento e sem qualquer sistema de cintagem, são cortados e transformados em porto. A BSL, Pezzolato e PTM Ibérica, tornaram possível a implementação desta solução logística inovadora - em coordenação com as empresas importadoras - assegurando o desenho, a conceção, a aquisição e a operação de uma máquina inovadora de corte dos toros, que permite o corte à medida em que são descarregados, adequando-os à dimensão das unidades de transformação nas fábricas de destino.

O navio foi agenciado pela Orey Shipping, afretado e operado pela Portline Ocean Management, S.A. (Ocean), estando a operação de estiva a cargo da PTM Ibérica.

Esta é uma solução logística que resulta da proatividade destas empresas, tornando possível ganhos de eficiência que certamente contribuirão para uma redução de custos da matéria prima à entrada da fábrica, dando assim o Porto de Aveiro mais um passo na sua diferenciação e competitividade.

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.