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PORTO DE AVEIRO

Remoção de Inertes na ZALI do Porto de Aveiro, para reforço do cordão litoral a sul da Costa Nova

20 ABR. 2020

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A Agência Portuguesa do Ambiente, a Administração do Porto de Aveiro e o consórcio adjudicatário de empresas INERSEL, SA/JAN de NUL, NV assinaram, hoje, o auto de consignação da “Empreitada de Dragagem dos Fundos, Adjacentes e Remoção dos Inertes da ZALI-Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, para Reforço do Cordão Litoral a Sul Costa Nova”, num investimento total de 12,2 milhões de euros. 
 
Esta empreitada assume uma importância estratégica para o desenvolvimento futuro do Porto de Aveiro em três vertentes: a social, dando fim ao anseio da comunidade local quanto ao impacto do depósito dos inertes na população local, a ambiental, contribuindo o Porto de Aveiro para o combate da erosão costeira a sul da Barra, bem como a dimensão económica, uma vez que permitirá ao Porto de Aveiro concluir a “2ª fase da Infraestuturação da ZALI” - um projeto integrado na Estratégia do Governo para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026, Resolução do Conselho de Ministros n.º 175/2017 de 24 de novembro.  
 
A conclusão da ZALI permitirá ao Porto de Aveiro dar continuidade a uma estratégia de expansão e industrialização, sendo expectável uma maior capacidade deste porto na captação de investimento privado e reforço das exportações, permitindo assim atrair novas industrias e unidades logísticas para dentro da zona portuária, com uma frente de cais dedicada, o que é uma oferta logística competitiva única no contexto portuário nacional. 

A assinatura que decorreu online, contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto Souto, que referiu a importância que esta empreitada representa para o Porto de Aveiro, ao aumentar a sua competitividade e permitir a conclusão da infraestruturação da ZALI – Zona de Atividades Logísticas e Industriais, assim como para a defesa do Cordão Dunar a sul da Costa Nova.
O investimento total recorre a financiamentos do POSEUR e COMPETE 2020. 

Por fim, ressalta-se que a parcela de investimento da responsabilidade da Administração do Porto de Aveiro, S.A. da presente empreitada insere-se no projeto de investimento “Infraestruturação da ZALI do Porto de Aveiro”, dos quais 6,4 milhões de euros foram financiados através do Fundo de Coesão.

Veja aqui » Nota de Imprensa conjunta

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