NOTÍCIAS / 

PORTO DE AVEIRO

Visita à draga Fernão Magalhães

02 JUL. 2020

SHARE

APA – Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. e a APA – Administração do Porto de Aveiro, S.A. efetuaram, no passado dia 26 de junho, uma visita à Draga Fernão Magalhães, a convite do consórcio Inersel e Jan De Nul, que contou com a presença dos Presidentes das Câmaras de Ílhavo e de Vagos.

A comitiva presente teve oportunidade de assistir aos trabalhos de dragagem dos fundos adjacentes e respetiva remoção dos inertes da ZALI - Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, os quais se destinam ao reforço do cordão litoral entre a Costa Nova e a Vagueira.

visita à draga fernão magalhães

Esta empreitada constitui a concretização de um projeto que associa a ambicionada expansão portuária com a sustentabilidade, atendendo a que os 2.755.000 m3 de sedimentos, dragados, estão a ser imersos no mar, contribuindo no combate à erosão costeira.

Com esta obra o Porto de Aveiro passa a dispor de mais 1000m de cais e uma área de terrapleno estratégica para a instalação de unidades industriais com acesso direto a cais.

Esta é a maior alimentação artificial de um troço costeiro realizada até hoje, em Portugal, esperando-se uma melhoria na defesa costeira minimizando os efeitos erosivos e o consequente avanço do mar. Paralelamente à imersão dos dragados, a Universidade de Aveiro, elaborará um estudo de dispersão e transporte dos sedimentos, com recurso a um traçador (areia pintada), tecnologia inovadora, de modo a ter uma leitura do comportamento dos sedimentos, na deriva litoral e, consequentemente, na zona costeira.

draga Fernão Magalhães

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.

SUBSCREVER NEWSLETTER