NOTÍCIAS / 

Porto de Aveiro subscreve Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro

10 JUL. 2020

SHARE

O Porto de Aveiro assumiu o compromisso de desenvolver ações que visam a promoção de práticas circulares ao assinar o Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro, que é coordenado pela CCDRC.

Os compromissos assumidos pelas 84 entidades que subscreveram o pacto assentam num conjunto de medidas de cariz transformador, cujo objetivo fundamental é a aceleração da região para uma economia de base circular. Das áreas temáticas sobre as quais incidem a maioria das propostas das entidades aderentes, destacam-se a alimentação e o consumo sustentável, a bioeconomia circular, águas, materiais e energia, plásticos e lixo marinho, construção, floresta, têxteis, resíduos e mobilidade sustentável.

O Porto de Aveiro assume o compromisso de:

    1. Redução do consumo de plástico descartável / combate ao desperdício;
    2. Transformação de resíduos em subprodutos (por exemplo, resíduos de madeira produzidos por operação de carga ou descarga), promovendo o aproveitamento de subprodutos para valorização, através da recolha seletiva, retirando-os do processo de eliminação;
    3. Adoção de princípios circulares nos processos de compras, dando preferência à aquisição ou locação do serviço em detrimento da aquisição dos equipamentos elétricos e eletrónicos.

Ao aderir a este pacto o Porto de Aveiro pretende continuar a assegurar a melhoria do desempenho ambiental e o equilíbrio do meio envolvente, envolvendo os seus colaboradores e a comunidade local, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Para mais informações aceda aqui

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.