
O Porto de Aveiro encerrou 2025 com o seu melhor ano de sempre, ao atingir mais de 5,858 milhões de toneladas de mercadorias movimentadas, um crescimento de quase 5% face a 2024, consolidando, assim, um novo máximo histórico na sua atividade portuária.
Entre os diferentes tipos de carga movimentados, os granéis sólidos afirmaram-se como o principal contributo para o volume global, ao atingirem 2,43 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 9,33% face ao período homólogo. Neste segmento destacam-se os produtos metalúrgicos, os produtos agroalimentares e o cimento. Também os granéis líquidos registaram uma evolução positiva, com um total de 1,68 milhões de toneladas. A carga geral fracionada apresentou igualmente um crescimento, alcançando 1,75 milhões de toneladas, correspondendo a uma variação positiva de 5,31%.
Este resultado foi impulsionado, sobretudo, pelo desempenho da importação, que alcançou 4,65 milhões de toneladas, registando um aumento de quase 10% em relação ao ano anterior. A exportação totalizou 1,21 milhões de toneladas.
Registou-se ainda um reforço da eficiência operacional, com a média de mercadorias movimentadas por navio a subir para 6 023 toneladas.
Recorde-se que o anterior melhor resultado de sempre tinha sido registado em 2022, com 5,776 milhões de toneladas movimentadas, valor agora superado, confirmando uma trajetória consistente de crescimento da atividade do Porto de Aveiro.