NOTÍCIAS / 

PORTO DE AVEIRO

5G chega à ferrovia no Porto de Aveiro

22 SET. 2020

SHARE

A Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) e a EFACEC Engenharia e Sistemas S.A. assinaram esta semana um protocolo com vista à realização de uma instalação-piloto de Sistema de Controlo de Passagem de Nível suportado em comunicações 5G.

O protocolo surge na decorrência do desenvolvimento, pela EFACEC, de um sistema de controlo de passagem de nível, que foi objeto de uma candidatura aos programas europeus de apoio ao desenvolvimento tecnológico, tendo merecido a aprovação no quadro dos programas “Horizonte 2020” e “Portugal 2020”, com reconhecimento do seu alto valor estratégico e inerente interesse para o desenvolvimento da indústria nacional.

A concretização do projeto implica a implementação de uma instalação-piloto numa infraestrutura real, passo imprescindível para a verificação e homologação da solução, o que vai agora ser feito no Porto de Aveiro, atendendo ao facto da APA ser detentora uma infraestrutura ferroviária, em exploração comercial, que reúne características para realização de ensaio de um sistema-piloto de controlo de passagem de nível.

Acresce o facto da Administração do Porto de Aveiro se manifestar empenhada na implementação de soluções que permitam aumentar a segurança da circulação em troços da sua rede rodo-ferroviária e, por conseguinte, interessada em disponibilizar à EFACEC tal infraestrutura para a instalação do referido piloto que, de acordo com o cronograma dos trabalhos, deverá estar operacional em março de 2022.

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.