NOTÍCIAS / 

PORTO DE AVEIRO

Empreitada de dragagem e remoção de inertes da ZALI está concluída

06 OUT. 2020

SHARE

Os trabalhos de dragagem e remoção de inertes da ZALI encontram-se concluídos, numa empreitada que decorreu dentro dos prazos estipulados.

Superada esta etapa, vai em breve ser lançado o concurso para infraestruturação da 2.ª fase da Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro, compreendendo a construção de arruamentos e a sua infraestruturação com redes de águas, esgotos, e prevenção de incêndios.

A partir da conclusão da 2.ª fase, passam a estar disponíveis 14 parcelas para atribuição, num total de 45ha, com áreas entre os 5.400m2 e os 76.830m2, em 1ª e 2ª linha, relativas à frente de cais.

Importa frisar que a empreitada agora concluída assume uma importância estratégica para o desenvolvimento futuro do Porto de Aveiro em três vertentes: a social, dando fim ao anseio da comunidade local quanto ao impacto do depósito dos inertes na população local; a ambiental, contribuindo o Porto de Aveiro para o combate da erosão da costeira a sul da Barra; e ainda a dimensão económica, permitindo ao Porto de Aveiro dar continuidade a uma estratégia de expansão e industrialização, sendo de esperar uma maior capacidade deste porto na captação de investimento privado e reforço das exportações, permitindo assim atrair novas indústrias e unidades logísticas para dentro da zona portuária, com uma frente de cais dedicada, o que é uma oferta logística competitiva única no contexto portuário nacional.

Esta empreitada resulta de um protocolo de cooperação celebrado entre a Agência Portuguesa do Ambiente e a Administração do Porto de Aveiro, num investimento total de 12,2 milhões de euros com financiamentos do POSEUR e COMPETE 2020.

Esta empreitada insere-se, ainda, no projeto de investimento “Infraestruturação da ZALI do Porto de Aveiro”, cujo objetivo se prende com a construção da plataforma multimodal no Porto de Aveiro, sendo financiada pelo COMPETE 2020, através do Fundo de Coesão. O valor total de investimento ascende a 14,2 milhões de euros, dos quais resulta um apoio comunitário de 6,4 milhões de euros.

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.