PORTO DE AVEIRO
SHARE
Os resultados do sistema portuário nacional conhecidos hoje mostram uma movimentação total de 88,8 milhões de toneladas, um novo recorde histórico para o período Janeiro-Novembro. Mas os recordes não ficam por aqui porque no Porto de Leixões e no Porto de Aveiro também se alcançaram números nunca antes vistos para o período em questão.
A AMT destaca assim o contributo destes dois portos para que o sistema portuário nacional tenha alcançado 88,8 milhões de toneladas até Novembro. «Leixões e Aveiro são o reflexo desta marca, registando neste período valores que excedem, respectivamente, em +3,8% e +11,6% os máximos anteriores (verificados em 2015, em ambos os casos)», pode ler-se no relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.
Já em relação ao período homólogo anterior (Janeiro-Novembro de 2016), o Porto de Leixões cresceu 7,7% e o Porto de Aveiro registou um aumento de 18,3%, tendo agora quotas de 20,2% e de 5,4% do total de movimentação portuária nacional, respectivamente – e, juntando a evolução de Leixões à de Aveiro, foi aqui ganho 2 milhões de toneladas face a 2016!