A Escola Azul é um programa educativo da responsabilidade do Ministério do Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano em Portugal, distinguindo e orientando as escolas portuguesas que trabalham em problemáticas ligadas ao mar, criando uma comunidade de Literacia do Oceano que aproxima escolas, setor do mar, municípios, universidades e outras entidades com papel ativo na educação marinha.
O programa Escola Azul envolve ativamente a comunidade escolar na compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano e, também, integra a comunidade local nas suas ações e interage com parceiros da rede Escola Azul.
O Porto de Aveiro, entidade que desenvolve a sua atividade no setor marítimo-portuário, tornou-se parceiro deste projeto, disponibilizando visitas ao porto de Aveiro, às denominadas Escolas Azuis, com as seguintes valências:
O Porto de Aveiro, no âmbito da sua política de responsabilidade social, abre as suas portas a todos quantos pretendem conhecer e visitar a área do porto, sejam escolas, empresas e/ou particulares.
A visita ao porto por parte da comunidade escolar permite dar a conhecer a este público as atividades desenvolvidas no espaço portuário e a sua importância para o desenvolvimento da região em que se insere. A observação direta das atividades de movimentação de carga alarga o conhecimento sobre o funcionamento de um porto e uma parte do processo da cadeia logística de um produto até que chegue ao consumidor final.
Para o efeito, dever-nos-á enviar um e-mail para geral@portodeaveiro.pt, indicando a data, o objetivo da visita e o número de pessoas que integrarão a visita.
O Dia 3 de abril de 1808 ficou marcado na história pela Abertura da Barra de Aveiro. Com a abertura da barra nasceu também o Porto de Aveiro. Na celebração dos seus 215 anos, o Porto de Aveiro abre as suas portas, aproximando o seu território e a sua atividade a toda a população, promovendo uma semana aberta que integra um conjunto de iniciativas direcionadas para a população em geral, comunidade escolar, trabalhadores e parceiros de negócios.
De destacar a visita aberta ao Porto no dia 2 de abril, podendo-se inscrever aqui.
Parabéns Porto de Aveiro!
215 ANOS DE HISTÓRIA
NA ROTA DO FUTURO
A Administração do Porto de Aveiro e a Hidromod, em cooperação com a Fundación para la Investigación del Clima (FIC) e a Fundación Valenciaport realizou uma sessão de trabalho sobre o impacto das alterações climáticas nas instalações e operações do Porto de Aveiro, no âmbito do Projeto Ecclipse. Este encontro teve como objetivo estabelecer um ambiente colaborativo para analisar os diferentes impactos das alterações climáticas nas principais operações e infraestruturas portuárias do Porto de Aveiro.
Com estas sessões pretende-se:
No âmbito do projeto JUMP – Joint Action encontram-se disponíveis as primeiras gravações acústicas e relatórios do ruído subaquático que poderá consultar aqui.
O Porto de Aveiro participa neste projeto, o qual procura contribuir para o estudo do ruído subaquático e avaliação do cumprimento das convenções internacionais (IMO/UE), desenvolvendo ainda ferramentas web para mapeamento do ruído subaquático ao longo da costa portuguesa e da distribuição das espécies sensíveis ao ruído.
Caso tenha interesse poderá visualizar este pequeno vídeo sobre o tema: https://www.sonicsea.org/watch-now
O projeto JUMP -Joint Action é financiado pelo Fundo Azul do Ministério do Mar.
Esta ação de formação dirigida a todos os trabalhadores terá como foco os aspetos das respetivas atividades que influenciam o desempenho ambiental da organização e ainda as atividades de toda a Comunidade Portuária no Porto de Aveiro, relacionadas com os navios, com a movimentação de carga e com instalações na área portuária. Serão ainda abordadas as ações ambientais da APA, S.A. em curso, no âmbito da descarbonização da economia, da economia circular, das alterações climáticas, da qualidade do ar e do ruído subaquático.
O canal de denúncias é um espaço destinado à apresentação de denúncias de infrações, ao abrigo do disposto no artigo 2.º da Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, o qual estabelece o Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações.
• Pode apresentar uma denúncia acedendo à respetiva plataforma, através do link https://denuncias.portodeaveiro.pt/ ou verbalmente, na presença do responsável pelo tratamento de denúncias, mediante data e hora a agendar, através do contacto 234 393 368/430.
• A denúncia pode ser apresentada de forma anónima ou identificando-se, estando assegurada a confidencialidade e a segurança das comunicações.
• Deverá fornecer as informações necessárias para efetuar a sua denúncia, nomeadamente, a autoria, a data e o local onde os factos ocorreram ou continuam a ocorrer, assim como, anexar eventuais ficheiros.
• O canal de denúncias não deve ser usado como um repositório de insatisfação, nem de difamação, mas sim para alertar situações irregulares, ilegais ou ilícitas previsíveis, ocorridas ou que estão a ocorrer.
• Para mais informações, consulte a secção de “Perguntas Frequentes”, disponível na mencionada plataforma.