NEWS / 

Adjudicadas as Empreitadas de Requalificação da Avenida Marginal do Porto de Pesca do Largo de Aveiro (Cais-dique) e de Dragagem no Porto de Pesca do Largo

07 FEV. 2025

SHARE

O Porto de Aveiro está a concretizar dois projetos estratégicos que reforçam o seu compromisso com a modernização e a sustentabilidade das infraestruturas marítimas e rodoviárias. As iniciativas incluem a requalificação da Avenida Marginal do Porto de Pesca do Largo (Cais Dique) e a dragagem de manutenção do Porto de Pesca do Largo e do Canalete do Forte da Barra, com vista a aumentar a resiliência ambiental, a segurança, a eficiência e a navegabilidade.

Requalificação da Avenida Marginal

A Empreitada de Requalificação da Avenida Marginal do Porto de Pesca do Largo (Cais Dique) pretende valorizar aquela infraestrutura portuária e aumentar a resiliência da infraestrutura às alterações climáticas, contribuindo para evitar as inundações que se verificam atualmente em períodos de marés vivas. Com um investimento de aproximadamente 4,5 milhões de euros, a empreitada será realizada pela empresa Paviazeméis – Pavimentações de Azeméis, Lda., com um prazo de 365 dias após a consignação.

Entre as obras a realizar, destaca-se a construção de um muro de betão armado, com uma cota de coroamento de +5.0 (Z.H.), ao longo da retenção marginal, eliminando a necessidade de alteamento do pavimento e permitindo manter as acessibilidades de todas as unidades empresariais existentes sem alteração.

A intervenção abrange, ainda, melhorias significativas na funcionalidade e segurança da via, nomeadamente:
•    Requalificação do pavimento;
•    Criação de uma ciclovia partilhada;
•    Reorganização e criação de passeios e zonas de estacionamento;
•    Colocação de novos cabeços de amarração;
•    Reforço da retenção marginal;
•    Intervenção na iluminação pública;
•    Implementação de uma rede de combate a incêndios.
•    
Esta infraestrutura portuária desempenha um papel crucial no setor da pesca do largo, servindo 15 pontes-cais utilizadas por empresas ligadas à pesca, processamento, congelamento e distribuição de pescado. Diariamente é utilizada por viaturas ligeiras e pesadas, bem como por equipamentos de apoio aos navios e às instalações industriais e de armazenagem de pescado. Possui, ainda, capacidade para o desenvolvimento de outras atividades portuárias, nomeadamente no Edifício Ponte-cais 12.  
 

Dragagem de Manutenção

A empreitada de dragagem de manutenção, adjudicada à MMAS Dragagens S.A., representa um investimento de aproximadamente 425 mil euros e visa assegurar a navegabilidade e segurança das embarcações da frota pesqueira e da Autoridade Marítima.

No Porto de Pesca do Largo, os trabalhos iniciar-se-ão em maio e irão focar-se na reposição das cotas de fundo junto às pontes-cais, atualmente assoreadas, que dificultam a navegação em determinadas condições de maré.

No Canalete, dada a urgência da situação, os trabalhos começarão assim que estejam reunidas as condições necessárias. O objetivo é normalizar rapidamente as operações das embarcações das entidades oficiais e garantir a segurança da navegação na área. A empreitada será concluída no prazo de 60 dias.
 

Compromisso com o Futuro

Estes investimentos estratégicos, que atingem cerca de 5 Milhões de Euros, evidenciam o permanente compromisso do Porto de Aveiro com a modernização e adaptabilidade das suas infraestruturas, promovendo a segurança, eficiência e sustentabilidade das operações portuárias. 

“A intervenção contribuirá para melhorar a resiliência do Porto de Pesca do Largo às alterações climáticas, valorizando-o como infraestrutura portuária versátil e devidamente infraestruturada. O desenvolvimento deste projeto contou com a participação e envolvimento fundamental da Câmara Municipal de Ílhavo, da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré e das associações e empresas localizadas na área de intervenção.

O Porto de Aveiro reforça, assim, as condições desta infraestrutura para o desenvolvimento de atividades industriais e de armazenagem ligadas à pesca longínqua, bem como para o desenvolvimento de novas atividades marítimo-portuárias. A obra permitirá ainda valorizar o terminal do Edifício Ponte-cais 12, bem como criar melhores condições para o reforço da ligação ao Terminal Sul do Porto de Aveiro.”, refere Eduardo Feio, Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A..

Receive by email only
personalized information
about Porto de Aveiro.