NOTÍCIAS / 

PORTO DE AVEIRO

Porto de Aveiro avança com Estratégia para a Transição Energética

16 MAR. 2021

SHARE

O Porto de Aveiro aprovou a sua Estratégia para a Transição Energética, empenhando-se, assim, ativamente em contribuir para a necessidade urgente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no transporte marítimo, compromisso traçado pelo Pacto Ecológico Europeu em dezembro de 2019.

A Estratégia aprovada elenca as linhas estratégicas de ação, que abrangem toda a comunidade portuária de Aveiro, pois só assim será possível a efetiva transformação “verde” de toda a cadeia do transporte marítimo.

Constituindo-se como um roteiro integrado, o documento detalha o plano de ação a implementar nas áreas identificadas, tais como a produção de energias renováveis e respetivos serviços de fornecimento de energia elétrica, disponibilização de biocombustíveis avançados, promoção da eficiência energética em edifícios, serviços e atividades portuárias, digitalização, entre outras.

Procurando iniciar desde já a mudança de paradigma no setor portuário, o Porto de Aveiro liderou um consórcio de 42 parceiros numa candidatura aos Green Ports da União Europeia. Integram ainda o consórcio o Porto de Tyne (Reino Unido), o Porto de Tulcea (Roménia) e o Porto de Sandnes (Noruega), sendo que cada porto está organizado em grupos de parceiros locais que atuam e cobrem suas cadeias de valor e abastecimento.

O cluster do Porto de Aveiro é constituído por 15 parceiros, tais como a EFACEC, a PRIO, a MARLO, a Universidade de Aveiro, a EDP, a Bondalti, a Câmara Municipal de Aveiro, INOVA+, a ASM Industries, bem como utilizadores finais, com destaque para a Associação das Empresas de Estiva do Porto de Aveiro, a TINITA (reboques), Seacarrier e Portline (navios). De notar ainda o apoio adicional de 34 stakeholders locais e nacionais.

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.