NOTÍCIAS / 

PORTO DE AVEIRO

A Administração do Porto de Aveiro e a Altice Labs assinaram um Memorando de Entendimento, por ocasião das comemorações do 5º aniversário da Altice Labs

11 JUN. 2021

SHARE

Este memorando assume especial relevância para o Porto de Aveiro por constituir mais um passo na concretização da sua estratégia de transformação digital, visando posicionar o Porto de Aveiro como um Smart e Green Port. O objetivo desta parceria passa pela criação de sinergias para a construção de um porto do futuro, traduzida na colaboração e conjugação de esforços tendo em vista a realização de uma Prova de Conceito (PoC), com a implementação de diversos “use-cases” (UCs) aplicados à atividade portuária.

A parceria arrancará com uma PoC que visa a implementação de dois Use Cases (UC), um primeiro orientado para a gestão da atividade portuária e o segundo UC, tem como objetivo a gestão eficiente de consumos de água e energia em toda a área de jurisdição do porto, enquanto iniciativa alinhada com a Estratégia de Transição Energética do Porto de Aveiro para um Green Port.

Pretende-se, também, que esta solução interaja com a JUL – Janela Única Logística a fim de simplificar e desmaterializar os processos envolvidos.

Com o objetivo de se posicionarem, como um Smart e Green Port, o Porto de Aveiro e o Porto da Figueira da Foz procuram alargar a cooperação e parcerias a projetos exploratórios de inovação aberta na sua área de jurisdição, que visem acrescentar valor a estes portos, a todos os seus stakeholders, e às suas Comunidades Portuárias.

Nas palavras de Fátima Lopes Alves, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, este é mais um importante passo para o Porto de Aveiro na sua aposta na modernização tecnológica e na transformação digital, continuando na procura de soluções inovadoras que visem a eficiência, a eficácia e a sustentabilidade da sua atividade e a melhoria das suas infraestruturas e serviços, aproveitando e potenciando o ecossistema orgânico de inovação em que está inserido.

O Memorando de Entendimento foi assinado por Fátima Lopes Alves, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro, e Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal.

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.