NOTÍCIAS / 

Terminal Intermodal obtém financiamento no Programa Europeu CEF2

19 ABR. 2022

SHARE

O projeto de construção do Terminal Intermodal e melhoria dos feixes ferroviários na ZALI do Porto de Aveiro foi submetido a financiamento comunitário pela APA, S.A. ao aviso 2021 do Programa CEF 2, no âmbito da linha de financiamento de duplo uso, com o acrónimo DUALITRAIL- Dual Use Intermodal Terminal and Rail Extensions in the Port of Aveiro, destinando-se à expansão da capacidade e melhoria das infraestruturas ferroviárias do Porto.

Em concreto, consiste na construção de um terminal intermodal, com 9,4 hectares de área, e na expansão do feixe de linhas de receção/expedição de composições ferroviárias, de modo a permitir a operação de comboios até 750 metros de comprimento e um aumento da eficiência dos serviços ferroviários prestados. Preconiza-se com a execução do presente investimento o reforço da conetividade do Porto de Aveiro no corredor Aveiro-Salamanca-Valladolid/Madrid, de modo a proporcionar a captação de novos negócios para o porto e o aumento da sustentabilidade ambiental dos fluxos logísticos inland.

O investimento está estimado em 16.076 mil euros e possui financiamento aprovado pelo CEF 2, no âmbito da linha de financiamento de duplo uso, no montante de 7.604 mil euros, o que corresponde a uma taxa de apoio aprovada de 47,3%.

Presentemente, o projeto encontra-se em fase de licenciamento ambiental, prevendo-se que a sua conclusão ocorra em setembro de 2022. A obra deverá iniciar-se em janeiro de 2023 e ficará concluída no final de 2024.

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.