NOTÍCIAS / 

Porto de Aveiro reforça cooperação transatlântica na Intermodal South America

22 ABR. 2026

SHARE

Entre 14 e 16 de abril, o Porto de Aveiro marcou presença na Intermodal South America, em São Paulo. A participação na maior feira de logística da América Latina resultou na assinatura de um novo memorando de entendimento, com o Porto do Piauí, e em reuniões com as principais autoridades portuárias brasileiras.

Integrado na comitiva da APP – Associação dos Portos de Portugal, o Porto de Aveiro cumpriu uma agenda intensa de networking. para debater sinergias logísticas entre Portugal e o Brasil, no âmbito do acordo UE–Mercosul, que prevê o reforço das trocas comerciais entre os países envolvidos. 

A passagem por São Paulo permitiu ainda reforçar laços com parceiros estratégicos como os Portos do Rio Grande do Sul, Autoridade Portuária da Bahia, e com os portos de Santos, Rio de Janeiro e Açu. Um dos pontos altos destes dias foi o evento de networking, cujo objetivo principal foi reforçar a proximidade com os principais agentes económicos do setor. Este encontro, que decorreu na Câmara Portuguesa do Comércio, foi promovido pela Associação dos Portos de Portugal, em parceria com o AICEP Global, e contou com a presença do Embaixador António Rodrigues da Silva, cônsul de Portugal em São Paulo, João Ribeiro da Costa, presidente da Câmara de Comércio em São Paulo, e Francisco Saião Costa, diretor de delegação do AICEP Brasil – São Paulo. 

Outro destaque vai para a celebração de um Memorando de Entendimento com o Porto do Piauí, acordo que visa estreitar relações comerciais e promover a partilha de boas práticas em inovação e gestão portuária. A participação na Feira incluiu ainda um breve encontro com o Ministro dos Portos e Aeroportos do Brasil, Tomé França, a quem se dirigiu o convite para uma visita a Portugal e ao Porto de Aveiro.

A presença na Intermodal reafirma a estratégia de internacionalização do Porto de Aveiro, consolidando a sua posição como um parceiro logístico de referência no corredor atlântico. Este posicionamento ganha relevância acrescida com o acordo UE-Mercosul, que visa simplificar procedimentos alfandegários e reduzir barreiras técnicas. 

Na sequência dos encontros bilaterais, no próximo dia 12 de maio o Porto de Aveiro irá receber uma missão empresarial, organizada pela Autoridade Portuária da Bahia , e constituída por empresários e autoridades portuárias.
 

Receba no seu email apenas
informações personalizadas
sobre o Porto de Aveiro.