NEWS / 

PORTO DE AVEIRO

Arrancou o novo projeto colaborativo para impulsionar a recuperação dos ecossistemas marinhos e comunidades costeiras particularmente vulneráveis aos riscos de aumento do nível do mar

21 DEZ. 2022

SHARE

O Porto de Aveiro e o Porto da Figueira da Foz participaram na reunião de arranque do projeto “A-AAgora - Blueprint for Atlantic-Arctic Agora on cross-sectoral cooperation for restoration of marine and coastal ecosystems and increased climate resilience through transformative innovation”, que decorreu nos passados dias 13, 14 e 15, em Aveiro, Figueira da Foz e Coimbra.

Este consórcio europeu, desenvolvido no âmbito da Missão “Recuperar o nosso oceano, mares e águas até 2030” do Horizonte Europa, é liderado pela Universidade de Aveiro e integra 30 parceiros europeus entre os quais se incluem os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz.

O projeto tem por objetivo desenvolver metodologias para o codesenvolvimento de soluções baseadas na natureza implementáveis em áreas costeiras. O projeto identificará sinergias no contexto da bacia do atlântico e do ártico “Atlantic and Arctic basin lighthouse”, promovendo um processo de democracia deliberativa, estabelecendo uma comunidade de boas práticas e desenvolvendo um sistema de conhecimento digital. Em particular, e no âmbito do demonstrador português, os Portos de Aveiro e da Figueira da Foz irão colaborar, entre outros, no desenvolvimento de soluções de descarbonização dos portos e na das atividades turísticas (náutica), bem como do incremento da biodiversidade na área portuária. 

Receive by email only
personalized information
about Porto de Aveiro.