NEWS / 

Porto de Aveiro melhora assinalamento marítimo e reabilita edifícios dos marégrafos

15 FEV. 2024

SHARE

O Porto de Aveiro concluiu as obras da melhoria do assinalamento marítimo do porto e a reabilitação dos dois edifícios onde se encontram instalados os marégrafos, localizados no molhe central.

A primeira empreitada, no valor de 26.600€, contemplou a realização de trabalhos de pintura, nomeadamente nos farolins e molhes de acesso ao porto, com vista ao melhoramento da segurança da navegabilidade.  

A empreitada da reabilitação dos edifícios onde se encontram instalados os marégrafos, no valor de 49.690€, teve início no passado mês de novembro e incluiu diversos melhoramentos nos edificados existentes, que se encontravam degradados, e ainda algumas intervenções no molhe central, nomeadamente, reparação de fissuras e reforço da retenção marginal na zona de uma boca local de saída de águas pluviais.

De referir que os marégrafos são instrumentos que medem o nível médio das águas do mar, sendo a informação recolhida e tratada cientificamente, em Portugal, pelo Instituto Hidrográfico.

O Porto de Aveiro coopera com o referido instituto no âmbito da troca de informações hidrográficas, tendo para o efeito dois protocolos assinados, um em 2009 e outro mais recente, assinado no passado dia 4 de janeiro, que prevê a cooperação através do intercâmbio de experiências, conhecimentos e informação técnica e científica.

Receive by email only
personalized information
about Porto de Aveiro.