NEWS / 

Portos de Aveiro e da Figueira da Foz lançam concurso público, no valor de 2,975 Milhões de Euros, para modernização tecnológica do VTS - Sistema de Controlo de Tráfego Marítimo

29 FEV. 2024

SHARE

As Administrações do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz deliberaram, no passado dia 22 de fevereiro, abrir um procedimento por concurso público para a modernização tecnológica do VTS - Vessel Traffic Service. 

Com o presente concurso público pretende-se efetuar a modernização tecnológica do VTS do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, de forma a melhorar as condições de segurança da navegação em ambos os portos, bem como permitir a comunicação com as restantes entidades de auxílio e socorro.  

Este projeto permitirá desenvolver nestas Administrações Portuárias, um sistema de controlo do tráfego de navios mais moderno e eficaz, disponibilizando infraestruturas portuárias dotadas de condições de segurança na navegação substancialmente reforçadas e, por conseguinte, contribuir para a captação de novos serviços marítimos nos Portos de Aveiro e da Figueira da Foz.

O valor base do procedimento é de 2.975.000,00 Milhões de Euros, dos quais 2 Milhões de Euros destinam-se à realização dos trabalhos de modernização do VTS do Porto de Aveiro e 975 Mil Euros à realização dos trabalhos de modernização do VTS do Porto da Figueira da Foz. A adjudicação do procedimento prevê-se que ocorra em finais de maio, sendo o prazo máximo de execução dos trabalhos de 270 (duzentos e setenta) dias contados a partir da outorga do contrato.

O investimento de modernização do VTS do Porto de Aveiro será financiado por fundos comunitários no âmbito do Programa Sustentável 2030, até ao montante de 1,2 milhões de euros, encontrando-se à data aberto o respetivo Aviso para submissão de candidatura pela APA, S.A.

O sistema VTS permite monitorizar o tráfego marítimo, acompanhando o movimento dos navios e garantindo a segurança de navegação em áreas limitadas ou com restrições à navegação, reduzindo-se o risco de acidente e mitigando os eventuais danos dele resultantes, nomeadamente para o meio ambiente. Este sistema integra tecnologia de Radar, de AIS (Automatic Identification System), RDF (Radio Direction Finder), dados meteorológicos e comunicação rádio em VHF.

Consulte aqui o anúncio publicado em Diário da República.
 

Receive by email only
personalized information
about Porto de Aveiro.